Anais Saúde Coletiva - ISSN 1413-8123

Boas Vindas
Comissões
Trabalhos Científicos
Promoção
Realização e Apoio
Fale Conosco

SEJAM BEM VINDOS!

É com grande satisfação que damos as boas vindas ao ABRASCÃO 2012. De 14 a 18 de novembro de 2012, Porto Alegre será palco de um Congresso que expressará o mais elevado padrão científico da Saúde Coletiva através do tema “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”.

O 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será um encontro diversificado e criativo entre a academia e os serviços de saúde. O evento será realizado em ambiente universitário (UFRGS e UFCSPA), propiciando a interação entre os participantes no debate sobre os desafios e as perspectivas da saúde coletiva em nosso país. Também facilitará a convivência com o cotidiano, a cultura e o lazer da capital gaúcha.

Os trabalhos serão organizados em três categorias: trabalhos científicos da área acadêmica; relatos de experiências dos serviços de saúde; e a ABRASCO Jovem, que reunirá trabalhos de estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Saúde Coletiva (em que são o primeiro autor).

Além da apresentação nos formatos de pôsteres eletrônicos, a serem debatidos com o público, de comunicação oral, o ABRASCÃO 2012 quer estimular a utilização de outras formas de apresentação como vídeos, fotos, dramatizações, etc.

O compromisso histórico da Saúde Coletiva com o SUS e a cidadania brasileira também se manifesta no período preparatório e ao que se antecipa ao evento, nos dias 12 e 13 de novembro, quando as universidades e serviços de saúde do país e, em particular, do Rio Grande do Sul estarão realizando seminários, reuniões, encontros, feiras, exposições, manifestações artísticas e culturais, oficinas, sessões especiais e outros formatos criativos para amadurecer os temas que deverão animar os debates durante o período do Congresso propriamente dito.

Desde seu lançamento oficial, o ABRASCÃO 2012 recebeu uma calorosa acolhida de militantes e autoridades, de universidades e instituições de ensino e pesquisa, particularmente de Porto Alegre e da região metropolitana, com destaque para a solidariedade, a cooperação e o diálogo entre todos.

O ano de 2012 coincide com os 50 anos da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, local em que muitos militantes da ABRASCO estudaram e ensinaram. Também comemoramos 20 anos do III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCÃO 1992 -, cujo tema “Saúde como direito à vida” trouxe à cena discussões e esforços sobre a universalidade e a integralidade do SUS, exemplarmente representados no sucesso subseqüente do Programa Nacional de DST/AIDS.

No atual contexto histórico encontramos nosso país em posição de destaque internacional, já somos a sexta economia mais rica do planeta. Entretanto nossos indicadores de saúde e educação variam entre o sexagésimo e septuagésimo lugar no mundo, atrás de muitos países menores e mais pobres. Sob o tema central “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”, queremos estimular docentes, pesquisadores, políticos, gestores, profissionais de saúde, movimentos sociais, lideranças da Saúde Coletiva e toda a população a somar esforços em favor de um país que supere suas desigualdades e injustiças, alcançando o desenvolvimento para todos os seus habitantes.

Sejam todos bem vindos a Porto Alegre e ao Abrascão 2012!

Luiz Augusto Facchini
Presidente do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Presidente da Abrasco

 
X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2012 - Todos os direitos reservados