NOTÍCIAS 

14° Abrascão: carta da Oficina para Integração entre Grupos de Pesquisa em Epidemiologia do Câncer no Brasil

Durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, pesquisadoras e pesquisadores do campo da epidemiologia divulgaram uma carta aberta à comunidade da saúde coletiva e a gestoras e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento reúne reflexões, diagnósticos e propostas sobre desafios estruturais que comprometem o enfrentamento do câncer no Brasil, com ênfase na produção, integração e uso qualificado das informações em saúde.

A carta foi elaborada a partir da “Oficina para Integração entre Grupos de Pesquisa em Epidemiologia do Câncer no Brasil”, coordenada por Gulnar Azevedo e Silva (UERJ) e Dyego Bezerra de Souza (UFRN), realizada no âmbito do congresso. No texto, as autoras e os autores destacam a centralidade da informação qualificada para a formulação de políticas públicas, para o cuidado em saúde e para a redução das iniquidades.

Entre as principais proposições do documento está a criação da Rede Brasileira de Epidemiologia do Câncer, com o objetivo de fortalecer a colaboração interinstitucional, consolidar um espaço de articulação política e científica e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao cuidado oncológico no país.

Confira a carta na íntegra:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Acessar o conteúdo