NOTÍCIAS 

14° Abrascão: inclusão e diversidade em pauta com ações afirmativas

Dando continuidade à sua política de promoção da equidade e do enfrentamento às desigualdades, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) reafirma, no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), seu compromisso com ações afirmativas voltadas a grupos historicamente discriminados. As ações afirmativas foram implementadas em 2022, no 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e são oferecidas em todos os eventos da Abrasco desde então.

As medidas concedem isenções da taxa de inscrição para pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, ciganas, pessoas trans, refugiadas e estudantes negros/as de graduação e pós-graduação.

As ações têm como objetivo ampliar a participação desses grupos nos debates sobre os rumos da saúde coletiva no Brasil, reforçando a importância de uma ciência plural, inclusiva e comprometida com os direitos humanos.

Grupos contemplados e critérios para solicitação de isenção no 14º Abrascão

  • Pessoas com deficiência: comprovação por laudo médico, documento oficial, carteirinha de atendimento especializado ou ingresso em vaga reservada.
  • Pessoas indígenas: autodeclaração conforme a Convenção 169 da OIT.
  • Pessoas quilombolas: autodeclaração, certidão da Fundação Palmares ou documento da universidade que comprove acesso por cota.
  • Pessoas ciganas: autodeclaração ou comprovante de ingresso por reserva de vagas/auxílio permanência.
  • Pessoas trans, não-binárias e travestis: autodeclaração.
  • Estudantes negros/as de graduação e pós-graduação: autodeclaração acompanhada de comprovante de matrícula ou documento que comprove ingresso por cota ou auxílio permanência.
  • Pessoas refugiadas: documentos válidos emitidos pelo Estado brasileiro ou pelo CONARE, ou comprovantes de acolhida humanitária ou reunião familiar.

As solicitações devem ser enviadas com os documentos comprobatórios para o e-mail inscricao@saudecoletiva.org.br. A Secretaria do Congresso confirmará o recebimento e a efetivação da inscrição.

Sobre o 14º Abrascão

Com o tema “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”, o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva reunirá, de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, a comunidade da saúde coletiva no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo