Está disponível o edital de seleção de monitoria voluntária para o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (14º Abrascão). Pessoas interessadas podem se inscrever de 4 a 17 de agosto de 2025, através de formulário disponível na Internet. O 14º Abrascão acontece de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A monitoria voluntária é voltada a estudantes de graduação ou pós-graduação (residências, especialização, mestrado ou doutorado) na área da Saúde ou em interface com a Saúde Coletiva, com matrícula em situação regular. Além disso, é necessário:

  • ter concluído, no mínimo, o primeiro semestre do curso de graduação;
  • disponibilidade de cinco turnos no período do pré-congresso e congresso (28/11/25 a 03/12/25);
  • disponibilidade para participar do curso preparatório.

Os monitores selecionados apoiarão atividades logísticas, científicas e culturais do evento, incluindo diversas comissões organizativas e programação, além de fornecer suporte aos participantes e pessoas convidadas. A monitoria é uma importante experiência para a formação extracurricular, promovendo momentos de grande aprendizado e troca de conhecimento.

O número de vagas será definido após a confirmação da programação oficial do evento. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será convocado um adicional de 20% dos candidatos para um curso preparatório, formando um cadastro reserva para possíveis desistências.

Acesse o edital completo:

+++Saiba mais: tire suas dúvidas sobre a monitoria voluntária


14° Abrascão acontece em Brasília!
Criado em 1986, o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é um dos mais importantes fóruns científicos da área da Saúde Coletiva. Carinhosamente conhecido como Abrascão, acontece a cada três anos. 

Data: 28/11 a 03/12 
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – Brasília 
Inscrições: 3º lote até 20/08
Prazo para autores: 20/08
Saiba mais:www.saudecoletiva.org.br

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo