
A 14ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) se aproxima. O evento acontecerá de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, no Distrito Federal. A cidade se tornará a “Capital da Saúde Coletiva” e reunirá autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais. O tema desta edição é “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”.
O presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, destaca que a escolha do tema para o 14º Abrascão foi pensada para abordar os grandes desafios que atravessam o campo da Saúde Coletiva na atualidade. “O 14º Abrascão será marcante, pois vai abordar os grandes desafios para a nova etapa deste século, o que envolve o debate das questões ambientais, o enfrentamento das iniquidades, os desafios tecnológicos do setor e o excepcional crescimento que a saúde coletiva teve no Brasil. Temos a expectativa de uma presença massiva da comunidade da Saúde Coletiva no Congresso”, declarou.
Com uma programação diversa e atual, que contempla grandes debates, mesas-redondas, painéis, cursos, oficinas e conferências, o 14º Abrascão é a grande oportunidade para aprofundar as discussões sobre os atuais desafios, mobilizar atores e indicar medidas necessárias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades do Pré-congresso acontecerão nos dias 28 (sexta), 29 (sábado) de novembro; e as atividades do Congresso nos dias 30 (domingo) de novembro, 1º (segunda), 2 (terça-feira) e 3 (quarta-feira) de dezembro.
Além das mesas-redondas, cursos e oficinas, a Comissão Científica destaca os Grandes Debates do 14° Abrascão, painéis de discussão com convidados especiais sobre questões relevantes e atuais para a Saúde Coletiva. Os encontros acontecerão na plenária principal do Congresso. Ao todo, durante o evento, estão previstas cinco edições dos Grandes Debates, duas no primeiro dia, domingo (30), e uma edição, cada, encerrando as atividades da segunda (1º), terça (2) e quarta-feira (3).
– Domingo | 30/11
O primeiro Grande Debate, das 10h às 11h50, será mediado pela vice-presidente da Abrasco, Keila Brito. O tema é “A Saúde e os desafios do Século 21”. A atividade contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do professor, pesquisador e abrasquiano Jairnilson Paim; e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann.
O segundo Grande Debate encerrará as atividades do dia e está previsto para ocorrer das 16h50 às 18h50. A mediação fica por conta da vice-presidente da Abrasco, Carmem Leitão. O tema a ser abordado é “A democracia em transe: debatendo as crises dos regimes democráticos no ocidente”. Os participantes são o diretor executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), Pablo Vommaro; a pesquisadora, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello; e a professora, pesquisadora e abrasquiana Sonia Fleury.
– Segunda-feira | 01/12
O Grande Debate da segunda-feira (1º) será “Racismo Ambiental e Justiça Climática: a Luta dos Territórios pela Vida”, das 16h50 às 18h50. O encontro será mediado pela conselheira da Abrasco, Márcia Bandini. Participarão da conversa a professora da Universidade de Antioquia, na Colômbia, Natália Quiceno Toro; a presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (WFPHA), Emma Rawson-Te Patu; e o enviado especial do Brasil para a COP30, Joaquim Belo.
– Terça-feira | 02/12
Também das 16h50 às 18h50, o Grande Debate “Novas perspectivas de estudos e intervenções em Saúde Coletiva” será mediado pelo vice-presidente da Abrasco, Reinaldo Guimarães. Os convidados são a abrasquiana, professora, pesquisadora e ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade; o pesquisador, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), Carlos Monteiro; e o pesquisador, professor e fundador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), Maurício Barreto.
– Quarta-feira | 03/12
O último Grande Debate do 14º Abrascão, das 15h às 17h, terá como tema principal “Violência armada, uma ameaça à democracia, à equidade e à saúde”. O encontro será mediado pela vice-presidente da Abrasco, Diana Anunciação. Entre os debatedores estão a pesquisadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jacqueline Muniz; o pesquisador e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Daniel Cerqueira; e a ativista e professora da Universidad Veracruzana, no México, Amaranta Gómez Regalado.

14° Abrascão acontece em Brasília!
Criado em 1986, o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é um dos mais importantes fóruns científicos da área da Saúde Coletiva. Carinhosamente conhecido como Abrascão, acontece a cada três anos.
Data: 28/11 a 03/12
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – Brasília
Inscrições abertas! | Saiba mais: www.saudecoletiva.org.br


