
A Abrasco divulga a realização do 1º Encontro Brasileiro sobre Políticas Afirmativas na Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), o AFIRMAÇO, que acontece entre os dias 1 e 3 de outubro, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Antônio de Jesus – Bahia.
O evento reunirá estudantes, docentes e coordenadores de programas em um espaço de trocas, reflexões e construção conjunta e será sediado no Recôncavo da Bahia, território marcado pela força das culturas negras, indígenas, quilombolas e ribeirinhas, símbolo da resistência social e cultural do país.
Para o abrasquiano Marcelo Castellanos, o encontro é oportunidade para refletirmos sobre as políticas afirmativas na pós-graduação. “Nossa proposta é identificar caminhos para avançar com as consequências práticas dos compromissos da Saúde Coletiva com a reparação social devida a populações historicamente afastadas do ensino superior e da pós-graduação”, afirma.
O AFIRMAÇO tem como propósito fortalecer as pontes para ampliar o acesso, a permanência e a conclusão da formação de sujeitos historicamente afastados do ensino superior, reafirmando o compromisso da Saúde Coletiva com a reparação histórica e a construção de uma sociedade mais justa. O encontro discutirá experiências, desafios e caminhos para a efetiva implementação das Políticas Afirmativas (PAF) nos PPGSC de todo o Brasil, além de incentivar reflexões mais amplas sobre seus impactos.
AFIRMAÊ: pesquisa e movimento pela transformação na Saúde Coletiva
O encontro integra as ações do AFIRMAÊ Saúde Coletiva, projeto de pesquisa e extensão universitária voltado à avaliação da implementação e dos efeitos das políticas de ações afirmativas na pós-graduação em Saúde Coletiva. Com abrangência nacional e abordagem mista quali-quanti, a iniciativa também promove ações extensionistas, especialmente por meio das redes sociais, ampliando a integração com a comunidade acadêmica e segmentos sociais diretamente envolvidos.
Além de pesquisa, o AFIRMAÊ se consolida como movimento de transformação da formação em saúde coletiva, estimulando a construção de uma universidade pública mais diversa, acolhedora e comprometida com a justiça social. Estudantes cotistas de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva interessados em se integrar ao movimento podem entrar em contato com a equipe do AFIRMAÊ pelo Instagram ou pelo e-mail: projetoafirmae@gmail.com.