Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

1º Seminário Preparatório para o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde acontece em Campinas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está marcado para o próximo dia 27 de maio, em Campinas (SP), o 1º Seminário Preparatório para o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A realização é uma promoção da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da diretoria da Abrasco, que vão apresentar debatedores para os temas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro acontece a partir das 9 horas na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp-SP, no auditório do Departamento de Medicina Preventiva e Social.


Já houve um debate preparatório no dia 6 de maio, promovido pelo Núcleo Mineiro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES, na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, com o tema Financiamento de uma Saúde Pública, Universal e de Qualidade. Nesse debate, estiveram presentes o secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, Francisco Antônio Tavares Júnior; Elias Antônio Jorge, ex-diretor de Economia da Saúde do Ministério da Saúde e ex-assessor do conselho Nacional de Saúde; e Rubens Ribeiro Leite, representante dos usuários da Associação dos Diabéticos.


No seminário Pré-congresso do dia 27, participam Rosana Onocko Campos, Nelson Rodrigues dos Santos e Gastão Wagner de Sousa Campos (da Unicamp-SP); Ligia Bahia (UFRJ/Abrasco), Luis Eugênio Portela (UFBA/presidente da Abrasco); os deputados federais Ivan Valente, Arlindo Chinaglia e Saraiva Felipe; e o vereador Pedro Tourinho. Os temas "O desafio político da legitimação social do SUS", "O modelo de cuidados: como atender às necessidades de saúde de todos?", "O modelo de gestão e os trabalhadores da saúde", "O financiamento do SUS", "A mercantilização/financeirização da saúde", "O padrão tecnológico e o complexo industrial da saúde" e "A saúde como fator de desenvolvimento" serão debatidos durante o evento que segue até às 18h.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo