Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

2° Seminário Preparatório do 2° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

19 de junho de 2013

 

Cerca de 100 pessoas compuseram o auditório da Fiocruz em Brasília, nesta quarta-feira dia 19 de junho. Na mesa de abertura, o Reitor da Universidade de Brasília Ivan Camargo (primeiro ex-aluno da UnB a assumir o cargo administrativo mais importante da universidade) deu as boas-vindas aos participantes. Além do Reitor e da vice-reitora Sônia Nair Báo, abriram o evento Luis Eugenio Souza (ABRASCO), Ana Maria Costa (CEBES), Lilian Paula (Faculdade de Ciências da Saúde – UnB), Maria Fátima Souza (vice-presidente da Abrasco e Coordenadora do NESP/UnB), Lourdes Almeida (CONASS), Marcos Franco (CONASEMS) E Pamela Ximena (Departamento de Saúde Coletiva).

 

 

 

A primeira Mesa ‘Redes de Atenção à Saúde’, teve como moderadora Ana Maria Costa do CEBES e participação de Hêider Aurélio Pinto (Diretor do Departamento de Atenção Básica DAB/SAS/MS) que fez a apresentação AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: escolhas para a integralidade e garantia de acesso. Ainda antes do debate os ‘Desafios na Construção de Redes Assistenciais: Tipologias e Estratégias’ foram o tema da apresentação de Gustavo Tenório Cunha do DSC-UNICAMP.

 


Para a coordenadora do NESP Maria Fatima de Sousa, ‘a primeira Mesa do Seminário  superou nossas expectativas!, na medida em que questões estruturantes do SUS e valores da reforma sanitária brasileira voltaram à tona como condições essenciais a construção de redes integradas de atenção a saúde’, avalia Maria Fátima.

 

 

Após o intervalo, o Seminário prosseguiu com a Mesa ‘Regionalização da saúde’ com coordenação de Pamela Bermudez Ximena (DSC/FS/UnB) e moderação de Lourdes Almeida (Assessora Técnica do CONASS). As abrasquianas Ana Luiza d’Ávila Viana (Universidade de São Paulo-USP) e Luciana Dias de Lima – Escola Nacional de Saúde Pública- Ensp) apresentaram o material ‘A regionalização da saúde no Brasil: condicionantes, avanços e desafios’.

 


A seguir André Luiz Bonifácio de Carvalho (Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS), que representou Luiz Odorico Monteiro de Andrade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), falou sobre a ‘Regionalização do SUS no contexto da implementação do Decreto 7508/11’.

 

 

Representando o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Lourdes Almeida abordou 3 questões: planejamento, financiamento e a governança na saúde. ‘O SUS é Discussão, Negociação, Consenso e Pactuação’ arrematou a Assessora Técnica do CONASS.

 

 

Saudação do Presidente do CONASS, Dr. Wilson Alecrim aos participantes do II SEMINÁRIO PREPARATORIO DO II CONGRESSO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE

 

É motivo de satisfação para o CONASS participar deste II SEMINÁRIO PREPARATORIO DO II CONGRESSO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE, realizado em Brasília, por iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, entidade essencialmente ligada ao Sistema Único de Saúde, desde a sua concepção, fomentando a produção de conhecimento e o franco diálogo entre a academia e a gestão.


Para o CONASS, uma entidade que reúne os gestores estaduais de saúde com o intuito de participar da gestão compartilhada entre os três entes do SUS, de produzir e difundir conhecimento e incentivar a troca de experiências e boas práticas no sistema é estimulante participar desse debate sobre a construção e gestão do SUS, na intenção de contribuir para o aprofundamento das reflexões e do debate sobre o quanto precisamos avançar no planejamento, na governança e na regionalização desse sistema público, universal e de gestão tripartite.


A gestão compartilhada, um dos esteios da construção do SUS, requer uma agenda de ação coletiva adequada ao modelo institucional do SUS e tem se constituído num desafio congregar os esforços dos gestores no âmbito federal, estadual e municipal, para atingir esse objetivo.


Discutir esta temática das Redes de Atenção à Saúde e da Regionalização da Saúde além de essencial é urgente para a implantação do SUS que queremos e que possa atender cada vez melhor a população.

 

Desejo a todos um dia produtivo de trabalho e que do debate possam surgir reflexões que cooperem não apenas para o aprofundamento conceitual dos temas, mas também na proposição de estratégias que contribuam para a atuação dos gestores no cotidiano do SUS.
 

 

Confira os vídeos abaixo: 
 

 

                           

                     

 

5 de junho de 2013

 

Brasília vai receber, dia 19 de junho, o segundo Seminário Preparatório. Estes eventos reúnem especialistas num debate prévio ao Congresso de outubro para produzir melhores ideias sobre o tema deste ano ‘Universalidade, Igualdade e Integralidade da saúde: Um Projeto Possível’.

 

Quatro seminários pré-congresso foram organizados e o primeiro deles aconteceu em Campinas, na última semana de maio, onde o foco foram os impasses e desafios do SUS (veja aqui a matéria). A seguir, o seminário acontecerá em Recife em julho e Belo Horizonte receberá o quarto e último Seminário Preparatório, no fim de agosto.

 


Em Brasília, o Seminário é promovido em conjunto com a Universidade de Brasília, por intermédio do seu Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UnB).

Na programação, o Seminário contará com a presença do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – CONASS, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde CONASEMS, além do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

 

Também já estão confirmados nomes como Antonio Cardoso (DSC/FS/UnB), Helvécio Magalhães Júnior (Secretário Nacional de Atenção à Saúde), Rosana Kushner (ENSP/Fiocruz) e  Gustavo Tenório Cunha (UNICAMP).

 

E ainda Pamela Bermudez Ximena (DSC/FS/UnB), Luiz Odorico Monteiro de Andrade (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Ana Luiza d’Ávila Viana (Universidade de São Paulo), Luciana Dias de Lima (Escola Nacional de Saúde Pública).

 

O seminário preparatório será realizado no Auditório FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz – Avenida L3 Norte – Campus Universitário Darcy Ribeiro. O horário será das 08h30 às 18h00.

 

Para fazer sua inscrição que é gratuita, acesse aqui.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo