Cenas da cidade de Manaus, Teatro Amazonas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O 10º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) reunirá a comunidade da Saúde Coletiva na capital do Amazonas, Manaus, em setembro de 2026. O 10º CSHS será uma grande oportunidade para debater e construir perspectivas sobre diversos assuntos no âmbito da saúde e dos processos sociais, como sustentabilidade e meio ambiente. Esse será o primeiro congresso organizado pela Abrasco na Região Norte do Brasil.

Pesquisador da Fiocruz Amazônia e membro do Conselho Deliberativo (CD) da Abrasco, Fernando Herkrath destaca a importância de realizar o evento no Norte do Brasil. “É importante dar protagonismo para espaços que mesmo historicamente invisibilizados têm produzido conhecimento teórico-prático relevante e inovador no campo da saúde coletiva. É o que a Associação Brasileira de Saúde Coletiva e a sua Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde têm fomentado. Essa potência das ciências sociais e humanas em saúde em desconstruir o pensamento hegemônico e deslocar espaços marginalizados para o centro das discussões oportuniza que a Amazônia figure como um lugar de potência na construção do conhecimento, o que lhe é muitas vezes renegado”, detalhou.

Realizar o evento em Manaus (AM), de acordo com o pesquisador Breno Ferreira, que integra o Conselho Deliberativo (CD) e coordena o GT Saúde da População LGBTI+ da Abrasco, enriquecerá os debates em tempos de emergência climática. “Temos vivido momentos com varias situações de desastres ambientais, questões climáticas, e esse evento vai trazer a discussão sobre justiça climática. Houve a enchente do Rio Grande do Sul, os rompimentos de barragem em Brumadinho e Mariana. Aqui no Norte, vivemos o cenário de seca do Rio Amazonas, que se alastra e traz consequências específicas. Então, é nesse contexto de mudanças climáticas, vamos realizar a discussão aqui no Amazonas”, a partir de um contexto nortista”, explicou.

Sobre o CSHS

Organizado pela Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, surgiu em 1993, com a realização do I Encontro Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. A cada edição, o evento se consolida como um espaço de produção de um pensamento crítico sobre as ciências sociais e humanas em saúde, sempre em busca de uma perspectiva transdiciplinar e inovadora.

A última edição, o 9º CSHS, aconteceu de 30 de outubro a 3 de novembro de 2023, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife (PE), e contou com mais de 60 atividades. No total, foram 2.300 participantes, que apresentaram 1.415 trabalhos.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo