NOTÍCIAS 

28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

O tema da Parada do Orgulho de São Paulo este ano, que levou cerca de 4 milhões de pessoas para a Avenida Paulista no último dia 22 de junho, foi “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”. Nesta data, a Abrasco destaca a importância do assunto. O direito ao envelhecimento (e à memória) é uma questão de saúde.

A criação de políticas de saúde para viabilizar o envelhecimento saudável dessa população passa pela produção de dados e informação científica. Mas diversos autores como Konrath e outros (2023) indicam a escassez de estudos sobre.

As pesquisas que existem alertam para o sofrimento da população LGBTI+ no envelhecimento, em razão do preconceito, estigmas, solidão e outras questões. Além da falta de estudos e de políticas de saúde, a violência, decorrente do ódio e do preconceito, atravessa a saúde da população LGBTI+.

Seja pelo medo e os desdobramentos na saúde mental ou nos cruéis e brutais atos de violência que resultam em mortes. O Brasil ainda lidera o ranking de países que mais matam LGBTI+ (GGB, 2025) e a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil é de 35 anos (ANTRA, 2024).

Dessa forma, no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado no dia 28 de junho, em homenagem às manifestações e revolta de Stonewall, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, em 1969, seguimos firmes na luta para mudar esse cenário e garantir o direito ao envelhecimento e à memória para a população LGBTI+. Para isso, reforçamos a importância de mobilizar atores para a construção de políticas de saúde e o estímulo à produção científica.

Com dados e informação científica, podemos afastar a invisibilidade, ocupar espaços e pleitear direitos!


Fotos: Agência Brasil


Referências (ABNT):

ANTRA, Associação Nacional de Travestis e Transexuais; BENEVIDES, B. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2024. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://antrabrasil.org/wp-content/uploads/2025/01/dossie-antra-2025.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2025.

GGB , Grupo Gay da Bahia. Observatório 2024 de Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil, Grupo Gay da BahiaGrupo Gay da Bahia . [s.l.] GGB, 17 jan. 2025. Disponível em: <https://grupogaydabahia.com.br/mortes-violentas-de-lgbt-no-brasil-2024/>. Acesso em: 25 jun. 2025.

KONRATH, M.; RAMA, C. .; LOPES BARBOSA, M. L. ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO LGBT: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL. Coisas do gênero: Revista de estudos feministas em teologia e religião[S. l.], v. 9, n. 2, p. 134–150, 2023. Disponível em: <https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/1738>. Acesso em: 25 jun. 2025.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo