“Solo sadio, planta sadia, ser humano sadio” – Ana Primavesi
Alimento seguro é aquele produzido sem agrotóxicos, em harmonia com os ambientes e respeitando os direitos humanos de quem planta e dos povos tradicionais. Segundo a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), a agroecologia é “ciência, movimento político e prática social, orientada a desenvolver sistemas agroalimentares sustentáveis em todas as suas dimensões”
Saúde é comida sem veneno! Nesta semana, o Pacote do Veneno volta a tramitar no Senado Federal: a bancada ruralista tenta facilitar ainda mais a liberação e uso de agrotóxicos no país. A Abrasco assinou o Manifesto contra o Pacote do Veneno (PL 1.459/2022):
Conforme temos denunciado ao longo de quase dez anos, o Pacote do Veneno é um projeto de lei voltado exclusivamente para garantir os interesses do agronegócio e das multinacionais agroquímicas. Seu objetivo nunca foi “modernizar a legislação atrasada de agrotóxicos no Brasil”, mas sim revogar a Lei 7.802/1989, atualmente em vigor, para permitir o registro de agrotóxicos cancerígenos; acabar com o nome “agrotóxico” para maquiar a realidade; acelerar prazos de registro; e permitir um uso ainda maior de venenos em nosso país.
Em 2018 Abrasco e ABA lançaram o Dossiê Científico e Técnico contra o Pacote do Veneno e em favor do PL 6.670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA). Em 2021, revisitaram o documento, com a publicação do Dossiê Contra o Pacote do Veneno e Pela Vida, em parceria com Fiocruz e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos.