Entidade mais antiga das Ciências Sociais do País – Associação Brasileira de Antropologia (ABA) – realiza a 33ª edição da Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) entre os dias 28 de agosto a 3 de setembro, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O evento será online e reunirá cerca de 2 mil pesquisadores/ pesquisadoras da Antropologia e áreas afins oriundos da América Latina, América do Norte, Europa e África. A programação conta com 78 grupos de trabalhos, 32 simpósios especiais, rodas de conversa, 55 mesas-redondas e 4 conferências, além de exposições fotográficas, mostras de filmes, lançamentos de 60 livros, oficinas e diversas premiações.
Será realizado ainda um amplo debate crítico sobre o bicentenário da Independência política do País tanto no simpósio nomeado “As/Às margens do Ipiranga: o bicentenário brasileiro, a construção de Nação e as existências contra hegemônicas” quanto na mesa de encerramento do evento. Outro destaque são as rodas de conversas, que contarão com representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, confirmando a dimensão dialógica da prática antropológica que caracteriza a Antropologia Brasileira.
O público externo ao evento poderá acompanhar alguns debates e conferências específicos pelo canal da ABA no YouTube, assim como as exibições de filmes com cerimônia de entrega do Prêmio Pierre Verger.
A programação completa do evento pode ser conferida em https://www.33rba.abant.org.br/programacao