Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Um grande esforço por parte de órgãos governamentais, acadêmicos, conselhos e sindicatos profissionais, movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil ligadas às áreas da saúde, cultura, esportes, lazer, direitos humanos, justiça, artes, trabalho, humanidades, ciências sociais e educação, entre outras, tem sido envidado no sentido de promover um modelo de atenção e cuidado humanizado, em liberdade, no território, fundado nos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e da Política Nacional de Saúde Mental.

Ao mesmo tempo, a atual conjuntura política e econômica, que repercute em todas as áreas da vida, delineia uma agenda da saúde permeada por cortes de recursos, com novas ingerências políticas e em um contexto de instabilidade sóciopolítica que pode propiciar retrocessos na consolidação da atenção psicossocial. O país vinha transformando, ora aceleradamente, ora claudicante, seu modelo de saúde eminentemente biologicista, hospitalocêntrico e centrado nas doenças, pelo preconizado no SUS, de trabalho em rede, suporte à promoção da saúde e de dispositivos substitutivos às internações psiquiátricas indevidas e à lógica manicomial. Este sonho tem sido conquistado com lutas e o momento requer uma retomada da mobilização social para que ele efetivamente se concretize.

A reforma psiquiátrica e o movimento pela Saúde Mental implicam em mudança de foco da doença mental para o sofrimento e o bem estar das pessoas acometidas de transtornos psíquicos, seus familiares e seus entornos comunitários; da crença fatalista na incurabilidade, na periculosidade e na improdutividade das pessoas diagnosticadas com transtornos mentais e toxicomanias, para o investimento na sua recuperação e reinserção social e o abandono da inevitável institucionalização, para o cuidado no contexto de uma rede de serviços substitutivos ao modo asilar. A Reforma Psiquiátrica é um movimento social amplo, complexo, intersetorial, plural e precisamos efetivá-la mais que nunca!

Nesse contexto de construção política que se reinventa e segue em luta se dará o 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (5ºCBSM), a ser realizado de 26 a 28 de maio, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), tem como tema “Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica”.

O campus Indianópolis da Unip será a sede o encontro, que promoverá rodas de conversa; debates e mesas redondas; intervenções culturais e lançamento de livros, além da Assembleia da Associação.

As atividades pré-congressuais, programadas para o dia 25 de maio, também prometem abraçar diversos aspectos e temáticas da militância anti-manicomial. Estão previstos um simpósio internacional sobre Recovery e Atenção Psicossocial e sessões da International School Franca & Franco Basaglia, mais o encontro nacional de usuários; o IV Balaio das Artes e o seminário de experiências em Cooperativismo Social.

O site oficial do 5º CBSM já está com a área de inscrições aberta. Inscreva-se com desconto e participe! A data final para a submissão de trabalhos ainda não foi definido.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo