O 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (5º PPGS), além de um evento científico, será um encontro mobilizador de discussões em torno de diversos temas da Saúde Coletiva e da defesa e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, o encontro, que ocorre em Fortaleza (CE) de 3 a 6 de novembro de 2024, conta com uma programação plural e diversas atividades, como mesas-redondas, debates, cursos, oficinas e conferências.
O pesquisador Deivisson Vianna dos Santos, que preside a Comissão Científica do 5º PPGS em parceria com Isabela Soares Santos, destaca os esforços para pensar temas relevantes e atuais, além de construir um formato de evento colaborativo. ”Uma programação diversa. O congresso foi pensado para que todas as pessoas participassem ativamente. Além disso, todos os participantes terão lugar de fala”, declarou.
Entre os temas de destaque na programação do 5º PPGS estão a crise climática e os desdobramento na saúde; as carreiras no SUS; o direito à saúde e as novas tecnologias; racismo e saúde; aborto e direitos reprodutivos; e a agenda da Saúde Coletiva. As temáticas convergem ao tema do Congresso “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”.
Além das mesas-redondas, cursos e oficinas, a Comissão Científica destaca os Grandes Debates do 5º PPGS, painéis de discussão com convidados especiais sobre questões relevantes e atuais para a Saúde Coletiva. Ao todo, durante o Congresso, estão previstas quatro edições dos Grandes Debates, duas no primeiro dia do evento, segunda-feira (4), e uma edição, cada, encerrando as atividades da terça (5) e da quarta-feira (6).
Os Grandes Debates vão inaugurar as atividades da segunda-feira (4), às 10h15, no Centro de Evento do Ceará. As duas atividades ocorrem simultaneamente. Na Sala MST Ceará, com mediação de Guilherme Franco (VPAAPS/Fiocruz), acontece o debate “Decifra-me ou te devoro: a crise climático-ambiental, territórios e povos vulnerabilizados”, com os convidados Edenilo Filho (Ministério da Saúde); Liane Righi (UFSM) e Victor de Jesus (PGCS/URBES/UFES). Sala MST Ceará
Na Plenária Preta Tia Simoa, a pesquisadora e presidente do Congresso, Carmem Leitão, será a responsável por mediar o debate “Formas de luta pelo SUS na democracia atual”. Os convidados especiais são Ana Lesnovski (Unespar); Gastão Wagner (UNICAMP) e o deputado Henrique Vieira (PSOL-RJ).
Na terça-feira (5), o debate “De que equidade estamos falando? desafios urgentes para a Saúde Coletiva e para as políticas públicas” encerrará as atividades do dia, às 17h20, na Plenária Preta Tia Simoa. Fernanda Lopes (Niketche) será a mediadora e as convidadas especiais são Maria Inês Barbosa (UFMT) e Sonia Fleury (CEE/Fiocruz).
O último Grande Debate, na quarta-feira (6), às 15h10, marca o encerramento do 5º PPGS. Os convidados especiais Pedro Linhares (UNICAMP); Eliara Santana Ferreira – (INCT/Observatório das Eleições) e Jairnilson Paim (ISC/UFBA) vão debater sobre “O SUS e a conjuntura nacional – qual a nossa agenda?”. O presidente da Abrasco, Rômulo Paes, fará a mediação do encontro.