O segundo dia de pré-congresso do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (5º PPGS) contou com diversas atividades em Fortaleza (CE), entre simpósios, reuniões, cursos, oficinas e fóruns, no Campus Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Neste domingo (3), das 8h30 às 16h, os congressistas tiveram a oportunidade de aprofundar debates e construir coletivamente sobre as perspectivas e desafios no campo da Saúde Coletiva e, especialmente, sobre o combate às iniquidades em Saúde.
No Campus Benfica da UFC, os congressistas se reuniram nos prédios da Faculdade de Educação (FACED) e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Já no CEC, as salas Movimento 21, Teia dos Povos e MST Ceará foram utilizadas. Ao todo, 55 atividades ocorreram neste domingo (3): 2 simpósios; 2 encontros; 3 fóruns; 4 cursos; 9 reuniões; e 35 oficinas.
O professor e coordenador da Rede APS da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, coordenou uma das atividades do pré-congresso e destacou a qualidade das discussões. “O congresso está sendo excepcional, excelente, com atividades muito boas. Tivemos apresentações e debates muito ricos sobre desafios para a saúde pública e também sobre como superá-los. Estamos muito animados”, declarou.
Uma das temáticas abordadas com ênfase ao longo do pré-congresso foi a Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente a Estratégia Saúde da Família (ESF), que completou 30 anos em 2024 e foi responsável por mudanças significativas nos indicadores de saúde, como ressalta a pesquisadora e abrasquiana Lígia Giovanella.
“Temos muito a comemorar nesses 30 anos, mas foi possível discutir desafios importantes como a gestão do trabalho e os vínculos de trabalho; a fixação de profissionais; e a criação de vínculos com a população. Além disso, abordamos a formação e a educação permanente na APS e pensamos ações para enfrentar os determinantes sociais em saúde”, explicou.
Um outro destaque no segundo dia do pré-congresso foi a oficina promovida pela Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Abrasco para a elaboração do Plano Diretor para a área. A iniciativa teve o objetivo de discutir de forma ampliada os documentos formulados para analisar as proposições já feitas e encaminhar o plano de trabalho. Com o encerramento do pré-congresso e após a Cerimônia de Abertura, as atividades do 5º PPGS continuam na segunda-feira (4), a partir das 8h30, no CEC.