Nesta 7ª edição do Simpósio, cerca de mil participantes discutirão o Sistema Único de Saúde e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A programação do evento contará com 8 Cursos pré-simpósio, 30 Discussões Temáticas, 3 Grandes Encontros, 4 Conferências, 8 Comunicações Coordenadas, 22 Painéis, 9 Mesas Redondas, 4 ‘Roda Visa’ e ainda 4 Rodas de Conversa. Quase 100 atividades para o aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade.
O Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária é atualmente o mais importante evento técnico científico da área. Desde a primeira edição em São Paulo (2002), passando por Caldas Novas (2004), Florianópolis (2006), Fortaleza (2008), Belém (2010) e Porto Alegre (2013), o número de trabalhos inscritos vem aumentando. Mais do que um evento de alcance nacional, o Simbravisa é um importante espaço de estímulo à produção científica, insistindo nos princípios que definem uma vigilância sanitária integrada e solidária com as demais áreas da saúde coletiva e na defesa intransigente do Sistema Único de Saúde.
O 7º Simbravisa abrirá com a Conferência de Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e uma das lideranças do movimento da Reforma Sanitária Brasileira. Autor do livro O que é o SUS, o professor falará sobre um Brasil que restringe, a cada dia, o atendimento no sistema de saúde apenas aos mais pobres.
O evento, organizado a partir de três grandes eixos temáticos: SUS e SNVS; o trabalho e o trabalhador em Vigilância Sanitária; participação social e cidadania que constituíram as grandes atividades do eventos. Variados temas complementarão as atividades e debates nestes 5 dias de atividades: desde a alimentação saudável, passando pela discussão sobre a água potável que necessitamos, ao veneno que adoece e mata, os medicamentos, saneantes, cosméticos, técnicas de embelezamento com seus benefícios e riscos. A dengue, chicungunha e zika, os movimentos sociais e as políticas de proteção social, o trabalho da Vigilância Sanitária face aos interesses econômicos, políticos e sanitários; o dilema da fosfoetanolamina – entre a esperança e o marco regulatório e inclusive discutir a atuação do Ministério Público frente ao Controle Sanitário de Serviços de Saúde.
Acesse aqui a programação completa.
Nomes como Jarbas Barbosa, Cláudio Maierovich, João Pedro Stédile, Gastão Wagner de Souza Campos, Nísia Trindade Lima, Luciana Dias de Lima, Amelia Cohn, Carmen Teixeira, Ronald Ferreira dos Santos, José Carvalheiro, Inês Rugani, Luis Eugenio Souza e José Agenor Álvares da Silva estão entre os convidados do Simbravisa de Salvador – palco privilegiado para a reflexão, o diálogo e troca de ideias e experiências sobre esta área que é uma das mais antigas e desafiadoras da saúde, a Vigilância Sanitária.
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, por meio de seu Grupo Temático Vigilância Sanitária, realizará de 26 a 30 de novembro, a sétima edição do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – o 7º Simbravisa. O simpósio é presidido pela professora Gisélia Santana Souza, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e tem como tema o ‘Sistema Único de Saúde (SUS) e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)’.