Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

São Paulo recebeu a 8ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva

Hara Flaeschen

 

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na 8ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva, nos dias 25 e 26 de maio, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi promovido pelo Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva da Abrasco, com o tema “A pesquisa e a mudança no modelo de atenção em Saúde Bucal no contexto das desigualdades”.

O encontro reuniu professores e pesquisadores da Odontologia em Saúde Coletiva, gestores, dentistas dos serviços de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação, a fim de compartilhar conhecimento e potencializar a rede de pesquisa em saúde coletiva para a construção do direito à saúde bucal e o fortalecimento do SUS.  

“A realização da 8ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva revela o amadurecimemto de um espaço científico, e o GT Saúde Bucal Coletiva da Abrasco se fortalece na diversidade. Reunimos pessoas do Pará ao Rio Grande do Sul. Esses espaços são de muita troca e partilha de experiências e conhecimento, e permitem um importante network com todos os professores e pesquisadores”, afirmou Maria Ercília Araújo, uma das coordenadoras do GT e presidente da reunião. 

“As reuniões de  Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva reforçam os laços de afeto, admiração e trocas acadêmicas entre as pessoas vinculadas ao GT Saúde Bucal Coletiva da Abrasco. O GT busca alternar as reuniões entre as regiões brasileiras como forma de democratizar o acesso dos pesquisadores e estudantes aos eventos do grupo, fortalecendo os pesquisadores locais”, complementou Sônia Chaves, coordenadora do GT e professora da UFBA.

A programação contou com uma palestra do pesquisador Naomar Almeida Filho (UFBA e USP), com o tema “Desigualdades sociais e os desafios para o Sistema Único de Saúde”, além de mesas redondas, debates e uma assembleia do GT. Foram apresentados 90 trabalhos, que abordaram temas como as desigualdade e grupos invisibilizados; subsistema de saúde bucal; força de trabalho, formação e educação permanente, experiências nos serviços de saúde; assim como  teorias sociais na saúde bucal, ciência aberta e ciência cidadã. 

A próxima Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva será em Belém do Pará, em 2024. 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo