Pernambuco é terra de arte: música, cinema, cultura popular, são muitas as referências que se espalham do estado para o Brasil – para o mundo. No 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a mostra “Cinema com Ciência” traz um pouco da produção audiovisual pernambucana, com exibição de filmes que se relacionam com a saúde coletiva e suas dimensões sociais.
Com a ideia de aproximar o cinema e a pesquisa científica, cada sessão se desenrolará em debates, com a presença de diretores dos filmes, pesquisadores e profissionais que dialoguem com o tema abordado em cada obra. A curadoria foi realizada por Pedro Severien, diretor, roteirista e produtor cinematográfico.
Confira a programação:
1/11
15h – Deus tem Aids
Sinopse: Quarenta anos depois do início da epidemia de Aids, sete artistas e um médico ativista, pessoas vivendo com o HIV, oferecem novas imagens e perspectivas para lidar com a sorofobia no Brasil. Melhor Filme e Prêmio do Público no Queer Porto 2022
Debatedores: Pedro Severien (UFPE) e Thiago Jerohan (Conselheiro Estadual de Saúde do Pernambuco)
2/11
10:20 – Muribeca
Sinopse: Diante da iminente transformação de seus lares em uma verdadeira cidade fantasma, moradores do Conjunto Habitacional Muribeca expressam a morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos.
Debatedora: Alcione Ferreira (Diretora) e Rud Rafael (MTST)
15h – O Bem Virá
Sinopse: Treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú, em Pernambuco, lutaram pelo direito à sobrevivência num contexto em que ser mulher limitava-se à função de administrar a miséria.
Debatedoras: Uilma Queiroz (Diretora) e Ana Melo (UFPE)
03/11
10:20 – Estamos te esperando em casa
Sinopse: Mais de 600 mil mortes e um presidente negacionista que debochava da doença. O filme retrata o trabalho da terapeuta ocupacional Poliana, de manter a linha que ligava a vida dos pacientes a de suas famílias.
Debatedores: Poliana Pedrozo (Personagem principal do filme) e Luciano Gomes (UFPB)
15h – Rio Doce
Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente quando conhece as suas meias-irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, ele luta para encontrar seu lugar no mundo.
Debatedor: Ronaldo (UFPE)