NOTÍCIAS 

A história do Simbravisa é atrelada à história da Vigilância Sanitária no Brasil


O Grupo Temático Vigilância Sanitária da Abrasco (GT Visa) foi criado em 2001, e desde então contribui com a produção científica da área e para a sua consolidação no âmbito da Saúde Coletiva. A cada três anos, o GT organiza o Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa): a construção do evento é, historicamente, vinculada ao desenvolvimento da vigilância sanitária no Brasil.

O 1º Simbravisa aconteceu em dezembro de 2002, em São Paulo, e reuniu cerca de 650 pessoas, durante três dias de encontro. Segundo Ediná Costa, membro fundadora do GT, a organização do simpósio se deu também como um desdobramento da criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 1999.

“O Simbravisa nasceu num momento de esperanças renovadas de mudanças na área, e uma reforma institucional na esfera federal, com a estruturação da Anvisa. O desenvolvimento da vigilância sanitária no Brasil relaciona-se com diversos processos econômicos, sociais e políticos no curso do desenvolvimento do país”, explicou. 

+ Leia o artigo “Desenvolvimento da Vigilância Sanitária no Brasil”, de Ediná Costa

Após o 1º Simbravisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um boletim, afirmando que o encontro foi uma intersecção entre “o saber e o fazer”, e cenário de uma  “integração harmônica entre o serviço e a academia”. 

No mesmo documento,  há um registro da fala da professora Sueli Gandolfi Dallari, que presidiu a primeira edição do simpósio: “Queríamos caracterizar a vigilância como campo do conhecimento, tanto para a ciência pura quanto para a ciência aplicada, e isso acabou ficando evidente com a intensa participação em vários trabalhos construídos pelo serviço e pela academia”. 

Depois da inauguração em São Paulo, os simpósios aconteceram em Caldas Novas (2004), Florianópolis (2006), Fortaleza (2008), Belém (2010), Porto Alegre (2013), Salvador (2016) e Belo Horizonte (2019). O 9º Simbravisa acontecerá em João Pessoa, de 20 a 24 de  novembro de 2023, com o tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”. 

+ Saiba mais sobre a história do Simbravisa 

É o primeiro evento da área desde a pandemia de Covid-19. Sabe-se que a tragédia só não foi maior, no Brasil, por causa da capilaridade e estrutura do SUS, diante do governo negacionista. A comissão organizadora do 9º Simbravisa lembra que, com todas as  contradições, a Vigilância Sanitária cumpriu seu papel, com o trabalho incessante de seus trabalhadores: 

 “Da tecnologia da vacina aos barcos ribeirinhos para fazê-la chegar à população, dos Laboratórios de Saúde Pública aos testes em farmácias, da qualidade dos respiradores à distribuição de oxigênio, da sala de vacina nas UBS às ambulâncias superlotadas, da qualidade das máscaras e álcool em gel às orientações para transporte público e isolamento […] O Brasil parou para assistir pela televisão, ao vivo, uma reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa em que seria dado o parecer sobre a liberação da vacina”. 

Segundo os organizadores do encontro, esse marco histórico será abordado em toda a programação, com o objetivo de fortalecer a memória – para que não se repita – , trocar experiências sobre os aprendizados da Vigilância Sanitária durante a crise pandêmica, e seguir a promessa de ser um espaço “entre o saber e o fazer”.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo