Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Seminário “A financeirização do NHS e dos cuidados no Reino Unido” acontece nesta segunda

Comunicação Abrasco


Na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, acontece o seminário “A financeirização do NHS e dos cuidados no Reino Unido”. O encontro será realizado das 10h às 13 horas, em formato híbrido, com atividades presenciais no Instituto de Economia da UFRJ. Haverá tradução simultânea e não é necessário fazer inscrições prévias para participar.

O National Health System (NHS), que durante décadas foi referência de qualidade e eficiência na área da saúde pública e da provisão universal, inclusive influenciando o desenho do nosso SUS, encontra-se hoje em quase-colapso. Mudanças estruturais nas formas de financiamento, contratos PPPs, terceirização de serviços e políticas de austeridade têm incentivado a chamada financeirização do sistema. O mesmo processo agora alcança também a economia dos cuidados, encarece custos e degrada serviços, levando a um forte processo de concentração e centralização nas mãos de grupos financeiros indiferentes às demandas da população em geral. Isso tem levado a uma forte deterioração dos indicadores de saúde e das condições de vida no Reino Unido.

Para discutir melhor a temática, o seminário contará com a participação de duas especialistas, Kate Bayliss (University of Sussex e SOAS-University of London) e Jasmine Gideon (Birkbeck University), sob a coordenação de Francisco Funcia (presidente da ABrES). Além disso, a programação inclui Lena Lavinas (IE-UFRJ) como debatedora para lançar o Q&A.

O evento é promovido pelo IEI/UFRJ, em parceria com ABrES, Abrasco, Desid/Sectics/MS e ENSP/Fiocruz.

Serviço:
Data: 24 julho de 2023
Horário: 10h00 às 13h00
Local: Instituto de Economia (IE/UFRJ)
Av. Pasteur, 250, Urca – Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, 22.290-902

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo