12 de setembro de 2013
Projeto explanado por Luis Eugenio prevê maior visibilidade para as produções científicas
O presidente da Associação Brasileira em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Eugenio Portela, apresentou ao secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Monteiro, um projeto de apoio à difusão e disseminação do conhecimento científico para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu no início da tarde da quarta (dia 11) no gabinete do secretário.
“A área de Saúde Coletiva tem próximo de 35 revistas científicas. São revistas que contém informações muito úteis, que podem subsidiar a formulação e implantação de políticas de saúde do país. Essas revistas, no entanto, não tem uma estrutura que lhes assegure uma maior agilidade na sua publicação e difusão. Então, esse projeto visa apoiar as revistas na difusão dessas informações”, explicou Luiz Eugênio.
O projeto prêve a construção de uma plataforma eletrônica em que todos os autores possam submeter seus artigos de forma mais ágil. Além disso, prevê também a construção de um blog para facilitar o acesso a essas informações. Para que essas produções ganhem destaque internacional, o projeto solicita a tradução dos artigos para a língua inglesa. “Há ainda uma estratégia de capacitação dos editores das revistas, de cursos que permitam tornar a editoração mais profissional”, reforçou o presidente da Abrasco.
“Essas iniciativas são importantes para que a pesquisa de Saúde Coletiva ganhe destaque. Acredito que muito do que é produzido pode ajudar nas formulações de políticas importantes para o SUS”, opinou o secretário Odorico.
O assessor de Informação e Comunicação em Ciência da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Programa SciELO/FAPESP (Scientific Electronic Library Online), Abel Packer, também participou do encontro.
(Com informações de Paloma Abdallah – Núcleo de Comunicação da SGEP)