Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco destaca a importância de nova conferência de CT&I em Saúde para 2014

06 de dezembro de 2013 – Por Bruno C. Dias


Realizado em Brasília entre 03 e 04 de dezembro, o Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde reuniu cerca de 600 participantes, entre pesquisadores e gestores da saúde. Durante as plenárias, a Abrasco destacou a importância de ser realizada, no próximo ano, a Terceira Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (3ª CNCTIS) para trazer avanços para a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, bem como para a Política Nacional de CT&I em Saúde.

Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, fez uma das palestras do Encontro. Na apresentação, ele historicizou a construção da Agenda Nacional, iniciada em 2003, e que conseguiu fomentar mais de 4.300 projetos em 580 instituições de ensino e pesquisa até o ano de 2010.  Abordou também a definição das Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde, que define as prioridades dentro da agenda nacional. Ao final, destacou o papel que a 3ª CNCTIS terá para a revalidação e atualização dos atuais marcos da CT&I em Saúde, frisando a articulação do evento em 2014.

Incentivo: Dentro do Encontro, houve a entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, que distribuiu R$135 mil reais para pesquisas realizadas no ano passado nas categorias Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização ou Residência. Entre os premiados, a tese Impacto do Programa Bolsa Família e seu efeito conjunto com a Estratégia Saúde da Família sobre a mortalidade no Brasil, desenvolvida por Davide Rasell (na foto, com o Ministro Alexandre Padilha e a presidente do CNS Maria do Socorro de Sousa), doutor pelo ISC/UFBA, e orientada por Maurício Barreto, professor do mesmo instituto.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo