
A Abrasco disponibiliza em seu site, gratuitamente, os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde. A iniciativa é resultado de parceria com o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Ao todo, são 14 capacitações 100% on-line, que abordam temas como análise de dados para vigilância, investigação de surtos e epidemias, elaboração de planos de contingência e introdução à vigilância laboratorial e genômica. Mais de 100 mil profissionais já se inscreveram nos cursos.
Entre o final de 2025 e o início deste ano, novos conteúdos foram incorporados à plataforma: Análises de Séries Temporais aplicadas à Vigilância em Saúde; Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde; Participação da sociedade civil organizada na preparação e resposta às emergências de Saúde Pública; e Monitoramento das desigualdades em saúde na vigilância.
Um dos coordenadores da iniciativa, o pesquisador e abrasquiano Antonio Boing ressalta o cuidado da equipe na elaboração dos cursos, com foco em contribuições práticas voltadas à rotina dos profissionais que atuam no campo. “Com os cursos, esperamos contribuir para que os profissionais da vigilância em saúde realizem análises de dados de forma tempestiva e com qualidade. O diferencial é que os conteúdos foram construídos por pessoas que atuam na vigilância e estão repletos de exemplos concretos, diretamente vinculados ao cotidiano de trabalho”, afirmou.
O pesquisador Oswaldo Cruz, responsável pela coordenação da equipe que desenvolveu os cursos na área de análise de dados, destaca que o objetivo é organizar o material de modo a favorecer a compreensão efetiva das técnicas envolvidas. “Neste momento, em que é muito fácil recorrer à IA para gerar códigos de análise, nem sempre esses códigos seguem as recomendações adequadas para cada tipo de dado. Por isso, oferecer embasamento teórico aliado à aplicação prática torna-se cada vez mais necessário”, declarou.
Confira a lista completa dos cursos:
- Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico
- Introdução à vigilância laboratorial e genômica
- Participação da sociedade civil organizada na preparação e resposta às emergências de Saúde Pública
- Análise de dados para a vigilância em saúde (curso básico)
- Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde
- Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde
- Análise espacial de dados para a vigilância em saúde
- Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde
- Linkage de bases de dados de saúde
- Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde
- Análises de Séries Temporais aplicadas à Vigilância em Saúde
- Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde
- Monitoramento das desigualdades em saúde na vigilância


