O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação iniciou a preparação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em junho de 2024: o encontro deve orientar o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil nos próximos anos. A Abrasco foi convocada para compor a comissão organizadora do evento, representada por Reinaldo Guimarães, vice-presidente da associação. A presença da entidade no processo simboliza a importância da saúde nas reflexões sobre CT&I.
Guimarães ressalta que as conferências possuem o objetivo de debater e deliberar as orientações estratégicas da política de CT&I: “É o momento em que os governos estaduais e federais escutam as comunidades científica e tecnológica em busca da construção de uma política de Estado no campo da CT&I, que o Brasil até hoje não logrou construir”. Nos últimos anos, houve queda significativa no investimento no setor, e a última conferência aconteceu em 2010.
Participam da comissão organizadora outras organizações da sociedade civil – como SBPC, ABC, APIB e ANPOCS, dentre outras – e órgãos vinculados ao governo, como a CAPES e diversos ministérios. O pesquisador pontua que a saúde sempre teve um lugar destacado nas conferências porque “É um dos nossos principais campos de pesquisa e desenvolvimento”. O ministério da Saúde também foi convocado, representando a área.