A Abrasco, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), promovem, no dia 11 de março, o seminário Carreiras no SUS: Obstáculos e Alternativas, que irá Investigar, examinar e propor alternativas para os desafios na constituição de carreiras para o SUS. . A iniciativa integra as atividades do Observatório do SUS da ENSP e vai acontecer de 8h30 às 16h30, na Fiocruz. O evento é o último de uma série de três seminários que abordam os desafios estruturais do SUS.
“O primeiro seminário da série debateu o financiamento da saúde enquanto o país debatia o novo arcabouço fiscal. No segundo, debatemos a regionalização da rede, quando estavam na pauta os consórcios e a gestão federativa. Agora, em um contexto onde trabalhadoras e trabalhadores discutem, com o governo federal, a justa recomposição salarial, a valorização de trabalhadoras e trabalhadores e do trabalho, e no qual também iniciamos a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, realizamos esse debate sobre as carreiras no SUS como contribuição para este cenário desafiador”, explicou diretor da ENSP, Marco Menezes.
A presidente da Abrasco, Rosana Onocko, reforça importância da parceira entre as instituições: “esse terceiro seminário fecha um primeiro ciclo de 3 encontros nos quais Abrasco e ENSP se associaram para promover produções propositivas, elaboradas por renomadas especialistas de cada uma das áreas“.
Como resultado dos seminários, será produzido um relatório técnico com a sistematização das reflexões e discussões das mesas e oficinas. Rosana Onocko explica que “a ideia é oferecer esses produtos técnicos aos gestores e formuladores de políticas públicas, honrando assim o compromisso social da ENSP e da Abrasco”.
O evento, que também será transmitido pelo canal da ENSP no Youtube, vai contar com duas mesas temáticas e abertas ao público pela manhã. A primeira terá como tema Carreiras no SUS: viabilidade e desafios. Já a segunda vai abordar os Alcances e Limites de alternativas e experiências de constituição de carreiras do SUS. No período da tarde, serão realizadas oficinas com grupos de trabalho, restritas a convidados.