Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco e ENSP promovem seminário sobre financiamento do SUS

Para discutir os desafios estruturais do SUS, a Abrasco e o Observatório do SUS da ENSP irão promover um ciclo de três seminários temáticos. Abrindo as atividades, no dia 1 de setembro será realizado o primeiro encontro. Com o tema ‘Financiamento do SUS: Equidade, Acesso e Qualidade’ ele vai acontecer de 8h30 às 16 horas, no auditório térreo da ENSP. Não será necessária inscrição para participar. As pessoas interessadas que não puderem estar presencialmente poderão acompanhar a atividade ao vivo pela TV Abrasco, canal da instituição no Youtube.

O objetivo do ciclo de seminários é promover um debate qualificado sobre alternativas técnico-políticas para a viabilização de um financiamento público adequado e efetivo do SUS. A presidente da Abrasco, Rosana Onocko, explica que o propósito é criar um espaço onde se possa inovar na discussão: “a ideia é promover um espaço de reflexão sobre temas estratégicos para o futuro do SUS, mas sem a pressão imediata da conjuntura. Queremos criar um lugar de inovação, de criação, de reflexão. A gente quer colocar a bola para frente para produzir novidades”, comenta. Rosana destaca ainda a parceria da Abrasco com o Observatório do SUS, da ENSP, “este é um momento de entrecruzamento da expertise de dois espaços super importantes para a saúde brasileira, temos que celebrar”.

Programação
O primeiro encontro busca responder a questão: “como garantir direitos e promover uma sociedade menos desigual e mais justa, por meio do financiamento público da saúde?”. Para isso, a programação foi dividida em dois momentos: pela manhã duas mesas temáticas abertas ao público irão debater a questão disparadora. Por sua vez, a parte da tarde será fechada e dedicada a grupos de discussão compostos por pesquisadores, especialistas, gestores do SUS, parlamentares e representantes do controle social.

Confira os detalhes:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo