A Abrasco e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão promover, em formato híbrido, a Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O evento, que será uma etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), acontecerá no dia 29 de abril, das 8h30 às 17h, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Campus Manguinhos da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas através de um formulário disponível na Internet.

Ao considerar o atual contexto, marcado por uma crise política, econômica e humanitária no Brasil, especialmente complexo e crítico com relação ao mundo do trabalho, a 5ª CNSTT terá como tema principal Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. Em desdobramento, o evento promovido pela Abrasco e Fiocruz focará no debate sobre “Precarização do Trabalho e Direitos Humanos: como garantir o direito à saúde das trabalhadoras e trabalhadores informais e precarizados”.

Ao considerar que as conferências livres objetivam garantir a participação, a mobilização e a ausculta das trabalhadoras e dos trabalhadores, o encontro será um espaço de diálogo e trocas para identificar as principais ameaças à saúde e ao trabalho digno. Além disso, também serão ouvidas e registradas propostas e reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores em situação de trabalho informal ou precário.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Sobre a 5ª CNSTT

As Conferências de Saúde do Trabalhador, realizadas em 1986, 1994, 2005 e 2014, são espaços estratégicos de formulação de propostas em defesa da saúde de trabalhadores, conforme ratifica a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Este ano, a etapa Municipal/Regional/Macrorregional acontecerá até o dia 15 de abril; as conferências livres até 30 de abril; a etapa estadual até 15 de junho de 2025; e a etapa nacional, em Brasília (DF), de 18 a 21 de agosto.

Serviço

O quê? Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
Tema: Precarização do Trabalho e Direitos Humanos: como garantir o direito à saúde das trabalhadoras e trabalhadores informais e precarizados
Quando? 29/04/25, das 8h30 às 17h
Formato: híbrido

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo