NOTÍCIAS 

Abrasco e entidades da Frente pela vida se reúnem com Ministra da Saúde para debater agenda estratégica para o SUS

Letícia Maçulo

Na última quinta-feira (18), entidades que compõem a Frente pela Vida se reuniram com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, para uma audiência que debateu a construção de uma agenda para o fortalecimento de políticas de saúde. A presidente da Abrasco, Rosana Onocko, e o vice-presidente Rômulo Paes de Sousa participaram do encontro representando a instituição. 

Para Rosana, o encontro foi estratégico para o fortalecimento de propostas para a saúde que coloquem o SUS no centro do debate público: “Diversas organizações que compõem a Frente pela Vida estiveram presentes para traçar ações políticas sinérgicas com a defesa do direito à saúde, a melhoria do SUS e em defesa do financiamento público adequado para o nosso Sistema Único de Saúde. 

O vice-presidente da Abrasco destacou que o encontro foi uma oportunidade para mostrar reconhecimento ao esforço da atual gestão em restituir a competência e legitimidade do Ministério da Saúde como autoridade sanitária nacional. “Reforçamos que as entidades estão em sintonia com a atual gestão no esforço pela ampliação do acesso aos bens e serviços de saúde, melhoria da qualidade no atendimento e inovação na oferta de serviços”, afirma Rômulo. 

Participaram ainda do encontro Thiago Barreto, secretário executivo da Abrasco, Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ricardo Heinzelmann, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Alcindo Ferla, coordenador geral da Rede Unida, e Jacinta Senna da Silva, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Swedenberger Barbosa, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Evellin Bezerra da Silva, Diretora do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, Laíse Andrade, Diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e Guilherme Werneck, Diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo