NOTÍCIAS 

Abrasco e Outra Saúde: como fazer o SUS chegar aos quilombos? Com Diana Anunciação e Carlos Alberto Santos De Paulo

Já está no ar a nova coluna da Abrasco em parceria com o portal Outra Saúde. No texto “Como fazer o SUS chegar aos quilombos“, Diana Anunciação, vice-presidente da Abrasco, e Carlos Alberto Santos de Paulo discutem os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas no acesso ao direito à saúde.

A coluna destaca os impactos do racismo estrutural e das políticas de negligência institucionalizadas nos últimos anos, além da importância da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola como conquista histórica e caminho para fortalecer o cuidado em saúde com justiça social e valorização dos saberes tradicionais.

“O que se quer, portanto, são políticas efetivas que não se extingam por decurso de prazo, quando houver mudanças nos vetores universais da política, quando se troca a gestão, mas que modifiquem, efetivamente, a postura das relações e instituições sociais. A questão central reside na efetiva implementação da PNASQ sem que as intempéries e oscilações do foco na macro política interfiram na manutenção e continuidade desta.”


Com periodicidade quinzenal, a coluna “Saúde é Coletiva”, trará em seus textos , temas e tópicos relevantes sobre os mais diversos elementos que envolvem a saúde. Neste primeiro ano da inciativa, a dupla responsável pelos artigos é composta pelos pesquisadores Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, e Diana Anunciação, vice-presidente da entidade.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo