NOTÍCIAS 

Abrasco, UFSC e ITpS oferecem dois novos cursos na área de Vigilância em Saúde

A Abrasco, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) passam a oferecer dois novos cursos online e gratuitos na área de Análise de Dados para Vigilância em Saúde. As capacitações são em “Análises de Séries Temporais aplicadas à Vigilância em Saúde” e “Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde”, ambas com carga horária de 45 horas. Além das aulas, os inscritos terão acesso aos materiais de estudo em PDF, vídeos tutoriais, atividades práticas e suporte para esclarecer dúvidas.

O curso “Análises de Séries Temporais aplicadas à Vigilância em Saúde” ensina, de forma prática e acessível, como organizar, visualizar e interpretar dados ao longo do tempo, aplicando métodos que permitem detectar padrões, prever tendências e apoiar o planejamento em saúde pública. Já a formação “Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde” foca em como analisar a distribuição de eventos em saúde no território, identificar áreas de risco, detectar padrões espaciais e interpretar dados georreferenciados.

Um dos coordenadores da iniciativa, o pesquisador e abrasquiano Antonio Boing ressalta o cuidado da equipe na elaboração dos cursos, ao focar em contruibuições práticas, pensando na rotina dos profissionais que atuam no campo. “Com os cursos, esperamos contribuir com os profissionais da vigilância em saúde na análise de dados de forma tempestiva e com qualidade. O diferencial é que os cursos foram construídos por pessoas que atuam na vigilância e estão repletos de exemplos concretos completamente vinculados ao cotidiano de trabalho dos profissionais”, explicou.

Mais de 100 mil profissionais já se inscreveram nos Cursos Integrados de Vigilância em Saúde, uma parceria da Abrasco com o Instituto Todos pela Saúde, UNA-SUS, Fiocruz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e UFSC. O pesquisador Oswaldo Cruz, que coordenou a equipe responsável pelo conteúdo dos cursos de análise de dados, destaca que o objetivo é organizar o material de uma forma que propicie o real entendimento das técnicas envolvidas.

“Neste momento em que é muito fácil recorrer a uma I.A para fornecer um código para realizar uma análise, nem sempre esses códigos seguem as recomendações do uso correto para cada tipo de dado. Portanto, a necessidade dar algum embasamento da teoria e sua aplicação se faz cada vez mais necessária”, declarou.

Confira alguns dos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde oferecidos pela Abrasco, ITpS e instituições parceiras!

Análises de Séries Temporais aplicadas à Vigilância em Saúde

Instituição: Abrasco, ITpS e UFSC
Modalidade: online
Inscrições abertas

Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde

Instituição: Abrasco, ITpS e UFSC
Modalidade: online
Inscrições abertas

Análise de Dados para Vigilância em Saúde

Instituição: Abrasco, ITpS e UFSC
Modalidade: online
Inscrições abertas

Investigação de surtos e epidemias

Instituição: Abrasco, ITpS e UFPel
Modalidade: online
Inscrições abertas

Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico

Instituição: Abrasco, ITpS e Fiocruz
Modalidade: online
Inscrições abertas

Introdução à vigilância laboratorial e genômica

Instituição: Abrasco, ITpS e Fiocruz
Modalidade: online
Inscrições abertas

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

ALERTA DE FRAUDE!

Identificamos o envio de cobranças falsas em nome da Abrasco. Reforçamos que:

  • A única forma de renovação ou pagamento da anuidade é pela área restrita do Sistema Associados, acessível exclusivamente pelo nosso site oficial;
  • Não enviamos links de pagamento ou boletos por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal de comunicação;
  • Caso receba mensagens de cobrança que não venham de nosso domínio oficial (abrasco.org.br), desconsidere e nos comunique imediatamente.
Pular para o conteúdo