Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco inicia série de debates sobre Curricularização da Extensão

Comunicação Abrasco

 

A Abrasco, em um espaço compartilhado entre sua Diretoria, Grupos Temáticos, Comissões e Fóruns, vem  construindo debates e reflexões sobre a Curricularização da Extensão e os desafios e as possibilidades postas diante da formação em Saúde Coletiva. Convidamos toda a comunidade da Saúde Coletiva para um novo ciclo de debates!

Em 2022, a entidade promoveu uma série de Ágoras com esta temática, trazendo também convidados de outras instituições e movimentos, afim de problematizar os caminhos atuais da Extensão e sua curricularização na Saúde Coletiva, assim como apontar estratégias e experiências relevantes no sentido de contribuir com o aprimoramento dos processos realizados em diferentes instituições de ensino do país.

Considerando o desejo de sistematizar os conhecimentos e as potentes reflexões tecidas em 2022,  e também a fim de alimentar e aprofundar o debate no atual contexto de 2023, a Abrasco dará sequência a esse processo de discussão, e uma nova série de Ágoras sobre a temática, que será transmitida pela TV Abrasco, no Youtube. 

O primeiro encontro está programado para o dia em 21 de agosto, às 16h, com o painel “Fundamentos e princípios para a Curricularização da Extensão em uma perspectiva dialógica”. A atividade reunirá José Francisco de Melo Neto (EXTELAR/UFPB), Elisa Pankararu (APOINME) e Elias José (Rede Humaniza SUS), e será coordenada por Pedro Cruz (Abrasco). 

Todo esse processo será acompanhado e apoiado pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem uma consolidada trajetória de pesquisa e produções em torno da temática da Extensão. O EXTELAR contribuirá com a produção de dois produtos: um Caderno de Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva  (sistematização das Ágoras 2022) e um  Dossiê Temático em Revista da Área (sistematização das Ágoras 2023).

Acompanhe ao vivo pela TV Abrasco: 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo