A Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva da Abrasco já está disponível para leitura. O documento foi lançado na tarde desta quinta-feira (22) durante uma Ágora e com a participação de convidados especiais. Profissionais da saúde, professores, ativistas, pesquisadores e estudantes universitários acompanharam o encontro virtual, que foi transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Abrasco (@TVAbrasco).
O pesquisador e membro do Conselho Deliberativo (CD) da Abrasco Pedro Cruz foi o responsável pela mediação do evento. Na fala de abertura, ele destacou a importância do documento para a formação dos estudantes.”Valorizar e fortalecer as atividades de extensão, para que a extensão possa, efetivamente, galgar contribuições cada vez mais sólidas e fortalecidas e construir uma formação em saúde que seja socialmente referenciada e que paute, sobretudo, o compromisso dos profissionais que estão se formando com a população”, afirmou.
Na sequência, para enfatizar o caráter coletivo e plural na construção da Nota Técnica, que contou com o apoio de diversos parceiros, como o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da UFPB, os convidados do evento fizeram a leitura coletiva do documento, que traz a contextualização, discussão, proposições e conclusões sobre curricularização da Extensão em Saúde Coletiva.
A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, que participou do evento, destacou a qualidade do texto e que o documento dialoga completamente com o propósito da Abrasco. ” Nossa tarefa é sempre se manter em contato com aquilo que está de mais vivo no território, uma marca da Saúde Coletiva brasileira. A nota técnica é um trabalho coletivo e tem a função de guiar, sugerir e orientar quais são as boas formas de fazer a curricularização da extensão”, declarou.
Os estudantes também contribuíram com a elaboração do documento e foram representados no evento pela graduanda em Saúde Coletiva (UFRN) Liana Carlan, da Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (CONESC). “É necessário pontuar a importância da nota ao trazer que a inserção da extensão no currículo não se reduza à disciplinarização, pois a extensão é diferenciada, e deve dar vazão à construção social dos saberes”, afirmou Liana.
Durante o evento, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Célia Regina Gil, uma das convidadas, informou que será realizado pela primeira vez um seminário de formação em saúde e curricularização da extensão. A gestora também ressaltou a importância do encontro e da Nota Técnica.
“Para o SUS, é fundamental esse debate e essa valorização da extensão. Por mais que se fale da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sabemos que a extensão sofre uma desvalorização no ambiente acadêmico que nós precisamos recuperar em todos os sentidos”, considerou.
Participaram do evento também o diretor de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social (Presidência da República), Pedro Pontual; o presidente do FORPROEX e pró-reitor de Extensão da UFU, Helder Eterno; a pró-reitora de Extensão do IFRS e membro do FORPROEXT, Marlova Benedetti; e a residente em Saúde Mental e extensionista (NESC/UFPB) Daiana Gomes. A atividade, com o lançamento da Nota Técnica, faz parte de uma série especial de Ágoras da Abrasco sobre curricularização da extensão.