NOTÍCIAS 

Abrasco marca presença no 1º Congresso Internacional da Associação Argentina de Saúde Pública

Hara Flaeschen

De 31 de maio a 2 de junho, aconteceu o 1º Congresso Internacional da Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP), no Centro de Convenções Palais Rouge, em Buenos Aires. O encontro reuniu cerca de dois mil participantes, entre pesquisadores, professores e trabalhadores da saúde de todo o país, e o tema foi “Uma saúde: para uma Argentina com equidade”. Pesquisadores da Abrasco estiveram presentes, representando a comunidade da Saúde Coletiva brasileira. 

Rosana Onocko, presidente da Abrasco e professora da Unicamp, foi a convidada na mesa  “Rol Político de las/los trabajadores de la salud en las transformaciones de los sistemas de cuidado”, moderada pela pesquisadora Silvana Weller.

No dia 2 de junho, Onocko foi uma das painelistas no debate “Deesafíos y propuestas a la salude pública desde una perspectiva latinoamericana”, juntamente com Luis Eugenio de Souza – professor do ISC/UFBA e ex-presidente da Abrasco; Jesús Felipe Gonzales, presidente da Sociedade Mexicana de Saúde Pública; e Arnaldo Medina, presidente da AASAP. A mesa foi presidida pelo médico argentino Roberto España.

Luis Eugenio de Souza esteve também na mesa de abertura do congresso, em 31 de maio, como presidente em exercício da WFPHA. Participaram da solenidade Arnaldo Medina e a vice-presidente da AASAP, Alejandra Cabezas; Nicolás Kreplak,  ministro da saúde da província de Buenos Aires; Sandra Tirado, secretária de acesso à Saúde da Argentina; Gabriel Battistella, subscretário de Atenção Primária da el subsecretario de Atención Primaria da Cidade Autônoma de Buenos Aires; e Eva Llopis, representante da OPAS/OMS na Argentina.  Souza também foi convidado na discussão “Un mundo en crisis: una oportunidad para la salud pública”, presidida por Maria Claudia Albornoz, jornalista da La Garganta Poderosa. 

Já o vice-presidente da Abrasco, Reinaldo Guimarães, participou da mesa “Investigación, ciencia y toma de decisiones: dimensión institucional”, que aconteceu na tarde de 1º de junho. Ele dialogou com Fernando Peirano, presidente da Agência Nacional de Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina; Alberto Baruj, professor do Instituto Balseiro; e Soledad Santini, diretora da Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde Malbrán.  

Demais participações destacadas na programação foram a de Jairnilson Paim, principal convidado no painel “Desafíos de las transformacionaies de los sistemas de salud en Latinoamérica”, e Naomar de Almeida Filho (UFBA e USP), convidado para o debate “Conceptos de Salud Digital y la des-territorialización de sistemas de salud”, também em 1º de junho. Ambos são abrasquianos, professores da UFBA e também referências históricas na construção do SUS e da Saúde Coletiva brasileira. 

A participação dos pesquisadores da Abrasco foi citada em matéria do Clarín, um dos principais jornais da Argentina. Confira. 

Confira mais informações sobre  o evento no site da AASAP. 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo