NOTÍCIAS 

Saúde igual para todo o mundo: Abrasco marca presença na cena internacional em 2023

Comunicação Abrasco

Foto: Kyle Glenn/Unsplash

Em 2023, o Brasil assumiu a importante tarefa de retomar o diálogo democrático com todos os países do globo para um garantir um desenvolvimento responsável, sustentável, que acolha a diversidade e garanta a todos os direitos humanos, incluindo o direito à saúde. Nesse contexto, a Abrasco reforça sua atuação internacional com a presença em diversos fóruns internacionais, em defesa da saúde das populações.

Para Rosana Onocko, a presença e o reconhecimento internacional da Abrasco são reflexos de sua intensa atuação política na defesa da vida e da saúde para todos. “Nós trabalhamos incessantemente, durante os anos de pandemia e desgoverno, para garantir o direito à vida e a saúde da população. Lutamos por um Sistema Único de Saúde que nos salvou da barbárie”, afirma a presidente da Abrasco. “O SUS é uma ideia potente e mesmo com desafios, temos algo muito importante nas mãos. Temos muito o que ensinar e também o que aprender com nossos companheiros.”

Fortalecimento da Saúde Coletiva Global

Essa presença no espaço internacional da saúde começa pela presença no 17º Congresso Mundial de Saúde Pública, que acontece entre os dias 2 e 6 de maio em Roma, na Itália, com o tema “Um mundo em turbulência: oportunidades para focar na Saúde Pública”. O Brasil e a Abrasco estarão presentes, representados pela presidente da Abrasco – Rosana Onocko Campos – que participará de uma plenária sobre Saúde Mental.

A presença de muitos abrasquianos no evento é esperada. Para Luis Eugenio de Souza, presidente da WFPHA, “usualmente, há muitos brasileiros nos congressos mundiais da WFPHA. Acredito que essa presença se repetirá em Roma”, afirma.

Luis Eugenio reforça que a Abrasco é reconhecida como uma das instituições mais ativas da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA, em inglês). “Além da significativa participação de abrasquianos nos Congressos Mundiais de Saúde Pública, a originalidade da Abrasco, que adota o conceito de Saúde Coletiva ao invés de Saúde Pública, chama a atenção dos sanitaristas de outros países.”, afirma o ex-presidente da Abrasco.

A Abrasco também estará presente no 1º Congresso Internacional da Associação Argentina de Saúde Pública, que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2023  em  Buenos Aires, reunindo pesquisadores e trabalhadores da saúde pública, argentinos e de outros países das Américas.

Com o tema é Una salud: para una Argentina con equidad , o congresso discutirá os desafios para a construção de uma saúde local, nacional e global que alcance a saúde ideal para todas as pessoas, além de olhar para  as lições aprendidas durante a pandemia. 

Além da presença em congressos internacionais, a Abrasco, por meio de seu Comitê Assessor de Relações Internacionais (Cari), tem participado do GT Acordo sobre Pandemias e Reforma do RSI, uma iniciativa conjunta da Fiocruz e da USP que fornece subsídios à sociedade e aos Estado brasileiros para acompanhamento crítico das negociações, no âmbito da OMS, relativas a um acordo sobre pandemias e à revisão do regulamento sanitário internacional.

Reconhecimento mundial da Saúde Coletiva brasileira

Recentemente, o Brasil ganhou duas inserções internacionais importantes, no âmbito da saúde: em maio de 2022, Luis Eugenio assumiu a presidência da WFPHA, e, em setembro, Jarbas Barbosa foi eleito Diretor-Geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ambos constroem a Abrasco há longa data, e suas conquistas são compartilhadas por toda a Saúde Coletiva. 

Em entrevista exclusiva à Abrasco, Jarbas compartilha a alegria e relevância de sua eleição com a Saúde Coletiva brasileira. “Creio que também que é um reconhecimento a forte tradição da saúde pública brasileira; uma saúde pública que construiu, com todas as dificuldades, um sistema de acesso universal como o SUS, e que vem lutando para que este sistema venha, efetivamente, melhorar a qualidade de vida da população brasileira” Leia a entrevista na íntegra

Representando a WFPHA até 2024, Luis Eugenio, em entrevista à Comunicação da Abrasco, expôs perspectivas para a tarefa que tem pelos próximos dois anos, além de traçar um panorama dos desafios para a saúde global, e abordar o papel da Abrasco em seu percurso.  – Leia a entrevista na íntegra 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo