Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco discute Congresso Mundial de Saúde Pública no fórum da WFPHA

Bruno C. Dias

Membro integrante pleno da World Federation Public Health Association (WFPHA), a Abrasco esteve presente nos três dias de discussão da Federação. A reunião, que antecede a Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde, aconteceu de sexta-feira, 16, até domingo, 18, em Genebra, Suíça, e contou a presença de Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, e Luiz Augusto Facchini, membro do Conselho da entidade e representante da Abrasco na WFPHA.

Os primeiros dois dias foram destinados à discussão dos critérios científicos e à organização do 14º Congresso Mundial de Saúde Pública, que será realizado entre os dias 11 e 15 de fevereiro de 2015, em Calcutá, Índia. O tema da edição é Pessoas Saudáveis, Ambiente Saudável, e a submissão de trabalhos científicos deve ser feita no site da evento. O prazo final para envio dos resumos encerra-se em 15 de junho deste ano.

O domingo foi dedicado ao balanço da última gestão da WFPHA, presidida por James Chauvin, da Associação Canadense de Saúde Pública. Ao final da sessão, tomou posse o novo presidente, Meginstu Asnake, da Associação de Saúde Pública da Etiópia, e o novo vice-presidente, Michael Moore, da Associação de Saúde Pública da Austrália. Foi apresentado também o relatório de atividades da Federação, no qual consta a participação da Abrasco no cenário do continente americano.

Nesta segunda, 19, Luis Eugenio e Facchini participam da sessão de abertura da Assembleia Mundial da Saúde, da OMS, como membros plenos do evento – o presidente da Abrasco representará o Conselho Nacional de Saúde (CNS) na delegação oficial do governo brasileiro e o professor Facchini estará na condição de representante da World Federation Public Health Association.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo