Na semana da realização do primeiro turno das eleições presidenciais, a Abrasco foi convidada a emitir sua avaliação sobre a conjuntura da saúde no Brasil. O programa Todas as Vozes, da Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro, entrevistou Luis Eugenio de Souza, presidente da Associação, na manhã da última segunda-feira, 29 de setembro. A necessidade de um sistema de saúde integrado com outras políticas públicas foi apontado como fundamental para o enfrentamento dos três principais agravos que atingem a população: doenças infecto-contagiosas, como a dengue; doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; e as consequências da violência. “Para isso, precisamos de mais recursos. Países que têm sistemas universais como o Brasil costumam alocar na saúde cerca 10% do seus PIB. O Brasil está em 4%, em termos de recursos públicos. É muito pouco.”
O pesquisador e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) ressaltou ainda o projeto de iniciativa popular apresentado pelo Movimento Saúde + 10 no ano passado e que se encontra parado no Congresso Nacional. “Espero que o próximo governo venha a aprová-lo, pois isso é importante para termos mais profissionais da saúde em todos os níveis, tanto na atenção primária, nas unidades de Saúde da Família, quanto na atenção especializada e hospitalar.
Relação público-privado: O tema da saúde suplementar também esteve entre as perguntas e foi respondido pelo presidente da Abrasco com o claro posicionamento da Associação, contrário à drenagem de recursos públicos pelos planos privados. “Não me parece justo que 75% da população que só utiliza o SUS esteja subsidiando através de renúncia fiscal, do não ressarcimento da utilização de recursos públicos e subsídios de toda a ordem aquela parcela da população que tem plano.”, frisou Luis Eugenio.
O programa Todas as Vozes é transmitido de segunda a sexta-feira, de 07:50 às 10 horas, pela Rádio MEC AM – Rio de Janeiro, emissora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e pode também ser acompanhado pela internet. A apresentação é do radialista Marco Aurélio, com produção do mesmo e do radialista Marcos Leite. Confira a entrevista na íntegra. abaixo.