A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) irá participar da programação da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (CNSM), que acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro em Brasília. O evento reunirá mais de 2 mil profissionais da saúde, usuários de serviços de saúde mental, familiares e gestores para discutir políticas de saúde mental no Brasil.
Sob o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, a conferência busca estabelecer diretrizes fundamentais para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, ressaltando a importância do cuidado em liberdade e a necessidade de avanços nos serviços de atenção psicossocial dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Rosana Onocko, presidente da Abrasco participa da mesa sobre gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, que acontece na tarde da terça-feira (12). Com uma extensa programação, a conferência irá discutir temas como cuidado em liberdade, garantia de Direito a cidadania, políticas de saúde mental no SUS e impactos da pandemia nos serviços de saúde mental.
A Etapa Nacional da Conferência analisa e delibera sobre o consolidado das propostas aprovadas nas Conferências Estaduais e Distrital para o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental e é organizada pela Comissão Organizadora Nacional, formada por membros da mesa diretora e coordenadores das comissões intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde e representantes do CONASS, CONASEMS e Ministério da Saúde.