Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco passa a integrar a INEP, rede global de epidemiologistas

Letícia Maçulo

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) agora é membro pleno da International Network for Epidemiology in Policy (INEP). Foto: Cytonn Photography/Unsplash

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) agora é membro pleno da International Network for Epidemiology in Policy (INEP). Fundada em 2006, a INEP é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne, voluntariamente,  organizações internacionais e associações de epidemiologistas para embasar o desenvolvimento de políticas racionais por governos e organizações não governamentais para garantir a saúde de toda a população.

Para Rafael da Silveira Moreira, representante da Abrasco na INEP e integrante da Comissão de Epidemiologia, a parceria da Abrasco com a INEP é potente: “a articulação da Abrasco, por meio da sua Comissão de Epidemiologia, junto ao INEP representa uma forte parceria internacional, com associações de epidemiologia e comunidades científicas do mundo todo, visando o uso das evidências epidemiológicas no debate das políticas públicas, subsidiando e atuando nas tomadas de decisões que afetam a saúde coletiva”. 

Ao integrar a rede, a Abrasco passa a participar ativamente da governança da INEP por meio de representação direta no Conselho. Cada Sociedade Associada deve indicar um Representante, que é considerado Conselheiro da INEP com plenos direitos e responsabilidades. Cada organização integrante tem um voto, dado ou delegado por um representante. Atualmente, a Abrasco é representada por Rafael da Silveira Moreira e  tem João André Tavares Alvares da Silva como suplente. 

Conheça a INEP – Internacional Network for Epidemiology in Policy

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo