Organizado pela União Internacional de Promoção e Educação na Saúde (UIPES/IUHPE, na sigla em inglês), o 23º Congresso Mundial de Promoção da Saúde ocorreu entre 7 e 11 de abril, em Rotorua, na Nova Zelândia, e contou com a presença da Abrasco, representada pela coordenação executiva do Grupo Temático Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável (GTPSDS/Abrasco).
A Abrasco foi co-organizadora da edição anterior, realizada em Curitiba, em 2016; sendo saudada e agradecida pela organização da edição 2019 pela realização e contribuição aos debates.
Parte das discussões de Curitiba ecoaram na Nova Zelândia com o lançamento do suplemento temático Democracy and Health Promotion (Volume 34, Issue Supplement nº1 – March 2019), da revista Health Promotion International, promovida pela UIPES/IUHPE e editada pela Oxford University Press.
“Os artigos publicados refletem o atual contexto político nacional e internacional e apontam os principais desafios para a luta por direitos, equidade e para a promoção da saúde” comenta Marco Akerman (FSP/USP), que coordenou o suplemento juntamente com Simone Moyses (PUC-PR); Júlia Nogueira (FS/UnB); Rosilda Mendes (Unifesp Baixada Santista); Ronice Franco de Sá (UFPE); Lenira Zancan (ENSP/Fiocruz); Erma Manouncourt (Paris School of Internacional Affairs); e Nina Wallerstein (New Mexico University/EUA). A edição contou com o apoio científico e financeiro do GTPSDS/Abrasco.
Além do lançamento do suplemento, o GTPSDS/Abrasco propôs uma oficina de trabalho nomeada “Let´s share how do we teach HP to undergraduates?“, realizada em 8 de abril. A atividade foi coordenada por Marco Akerman; Simone Moysés; Dais Rocha (FS/UnB) e Vanessa De Almeida Guerra (UFMG).