Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco presente no 15º Congresso Mundial de Saúde Pública

Luis Eugenio de Souza na abertura do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado na UFG, em julho de 2015 – Vinicius Andrade/Agência Kah

Um dos principais encontros internacionais de toda a área da Saúde terá presença da Abrasco numa de suas mesas centrais. A 15ª edição do Congresso Mundial de Saúde Pública – World Congress Public Health (WCPH2017), que será realizado entre 03 e 07 de abril, em Melbourne, na Austrália, contará com a participação de Luis Eugenio de Souza, atual coordenador do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC/UFBA) e presidente da Abrasco entre 2012 e 2015.

Luis Eugenio participará de duas atividades. Na manhã da quinta-feira, 06 de abril, fará a comunicação “Achievements, challenges and threats to the Brazilian universal health system” na sessão plenária 4 – Ações para o fortalecimento da saúde dos povos. Ele debaterá com o sul-coreano Shin Young-soo, diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Oeste Pacífico; a mexicana Claudia Garcia-Moreno, especialista da OMS para saúde da mulher e direitos reprodutivos; e o alemão Rudiger Krech, especialista em Ética e Saúde Global da Global Health Workforce Alliance.

No mesmo dia, às 13 horas, debaterá com Sanghamitra Ghosh, secretário geral da Associação Indiana de Saúde Pública, e Laetitia Rispel, vice-presidente da Federação Mundial das Associações em Saúde Pública (World Federation of Public Health Associations – WFPHA, em inglês), e da Associação de Saúde Pública da África do Sul (PHASA) no painel Carta Mundial da Saúde Pública – implicações para a governança da força de trabalho no Brasil, na Índia e na África do Sul. Veja aqui a grade de atividades do dia e navegue pela programação do evento.

“A Abrasco é uma das maiores e mais importantes associações nacionais de saúde pública do mundo, seja pelo número de associados e de participantes em seus congressos, seja por sua influência política junto à população e ao poder público (nos três ramos do executivo, legislativo e judiciário). Assim, a presença da Abrasco no WCPH 2017 se atém, primeiramente, à sua responsabilidade em apoiar e fortalecer o movimento mundial da saúde pública, essencial em um contexto de globalização que tem negligenciado a atenção à saúde em suas iniciativas de políticas econômicas (comerciais, financeiras, etc).”

Em sua comunicação, o dirigente falará da centralidade do Sistema Único de Saúde (SUS)  e de demais sistemas universais a partir do atual cenário político brasileiro, que desde o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff vem rumando para um Estado de exceção, sofrendo perdas de direitos sociais e ameaças à própria sustentabilidade do SUS. “O WCPH 2017 será um espaço importante para essas denúncias. Não há dúvida de que a resistência ao golpe e às medidas políticas antissociais e anti-democráticas do governo Temer tem um componente fundamental na articulação internacional, visto que a falta de legitimidade externa pode contribuir para o fim desse governo”.

Para Luis Eugenio, o mundo inteiro tem muito interesse no SUS por se tratar de uma experiência com acertos e desafios em busca de construir a universalidade e a igualdade no âmbito da saúde em um país periférico com enormes desigualdades sociais como o Brasil. “Nos contatos que tenho com estrangeiros, as pessoas de diversas regiões demonstram interesse em conhecer a experiência de participação popular no SUS, de articulação federativa (envolvendo a União, os estados e os municípios), de integralidade da atenção, além de programas específicos como o de imunização, de controle da Aids, de Saúde Mental e o Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estão ansiosos, diante da aprovação da Emenda Constitucional nº95 do teto dos gastos públicos, por informações e análises acerca do futuro do SUS”, completa o professor.

O WCPH 2017 é organizado pela WFPHA juntamente com as associações de saúde pública da Austrália e da Nova Zelândia. Com o tema Vozes, Visões e Ação, a organização convida todos aqueles que forem participar a contribuir com o painel de histórias e imagens da Saúde Pública mundial.

LEIA TAMBÉM:
WFPHA conclama a Presidência da República a rever PEC 55

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo