NOTÍCIAS 

Abrasco promove debates sobre saúde pública na Semana Global da Saúde Pública

A Abrasco participa da Global Public Health Week (GPHW) com dois importantes debates sobre temas que impactam diretamente os sistemas de saúde na América do Sul. Os painéis abordarão os desafios e oportunidades para a cobertura universal de saúde no Brasil e os efeitos do avanço do conservadorismo sobre as políticas sanitárias na região.

Desafios para a cobertura universal de saúde no Brasil

Em comemoração aos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), este painel discutirá os avanços e desafios enfrentados pelo sistema público de saúde brasileiro. Nos últimos anos, o SUS recuperou sua funcionalidade e prestígio, mas ainda lida com desigualdades no acesso e na qualidade dos serviços, além de dificuldades na retenção de profissionais em territórios vulneráveis. Especialistas debaterão as iniciativas recentes do Ministério da Saúde para fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso à saúde.

8 de abril de 2025
19h às 20h30 (Brasília)
Participantes:

  • Adriano Massuda – Vice-ministro da Saúde do Brasil
  • Luís Augusto Facchini – Professor da Universidade Federal de Pelotas
  • Carmem Leitão – Vice-presidente da Abrasco

O efeito do conservadorismo na agenda da saúde na América do Sul

Este painel reunirá especialistas de Argentina, Brasil e Equador para discutir o impacto do avanço do conservadorismo nas políticas de saúde da América do Sul. O debate abordará o enfraquecimento de políticas inclusivas, o crescimento da desigualdade social e os efeitos das políticas de austeridade fiscal sobre os sistemas públicos de saúde. Também será analisado como diferentes grupos sociais – mulheres, população negra, povos indígenas, LGBTQI+, entre outros – têm sido impactados por essas mudanças.

9 de abril de 2025
18h às 19h30 (Brasília e Buenos Aires) | 16h às 17h30 (Quito)
Participantes:

  • Alejandra Sanchez Cabezas (Argentina) – Presidente da Associação Argentina de Saúde Pública
  • Fernando Sacoto (Equador) – Diretor Executivo da Aliança de Associações de Saúde Pública da América (AASPA)
  • Rosana Onocko (Brasil) – Vice-presidente da AASPA
  • Romulo Paes de Sousa (Brasil) – Presidente da Abrasco



A Global Public Health Week é uma iniciativa internacional voltada para o fortalecimento da saúde pública e das políticas de equidade. A participação da Abrasco reafirma seu compromisso com a defesa do direito à saúde e o fortalecimento dos sistemas públicos na América do Sul.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo