
A Secretaria Executiva da Abrasco está com uma nova composição. A socióloga e sanitarista Luanda Lima passa a integrar a equipe como Secretária-Executiva Adjunta, fortalecendo ainda mais o compromisso da entidade com a defesa do SUS e a promoção da saúde coletiva no Brasil.
Luanda vem de uma longa trajetória junto a instituição. Foi integrante da Diretoria (2024-2025) e também participa do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco. Luanda é mãe, socióloga e sanitarista. Pós-doutoranda em Saúde Coletiva no IFF/Fiocruz pelo PDJ/VPPCB/Fiocruz, especialista em Gênero e Sexualidade pelo CLAM/IMS/UERJ e educadora popular. Estuda Direitos Sexuais e Reprodutivos, práticas populares de cuidado, PICS, saúde da mulher e educação popular em saúde. Luanda também compõe a coordenação regional e o GT de Salud Internacional y Soberanía Sanitaria da Clacso.
Para Luanda, assumir essa nova função representa ampliar sua atuação dentro da entidade. “Acredito que a Abrasco é uma instituição fundamental na saúde Brasil. Neste sentido foi muito importante compor a atual diretoria ao longo do último ano, onde pude aprender muito. Agora, na Secretaria Executiva Adjunta, espero contribuir ainda mais na construção de um SUS e uma saúde coletiva mais fortes e equânimes”, afirmou.