Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco recebe Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

Letícia Maçulo

Na última quarta-feira (4), o Governo Federal anunciou a concessão da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz a 22 pessoas e 10 instituições que desempenharam papéis significativos na saúde pública. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) está entre as instituições homenageadas com a categoria ouro, pela sua contribuição ao enfrentamento da queda nas coberturas vacinais no Brasil.

Para o presidente da Abrasco, Rômulo Paes, o reconhecimento chega em um momento importante. “A Abrasco recebe um honroso presente nos seus 45 anos. É um presente que deve ser compartilhado com as várias gerações que construíram a Abrasco e as instituições parceiras que nos tem acompanhado nesse bom combate pelo SUS e pela democracia no Brasil.”

A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, criada em 1970, visa reconhecer esforços excepcionais no campo da saúde pública. O prêmio desta edição destacou esforços que resultaram na melhoria das coberturas vacinais, revertendo uma tendência de declínio que vinha desde 2016. A ação foi fundamental para que o Brasil deixasse o grupo dos 20 países com mais crianças não imunizadas, conforme dados da Unicef.

O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) confirmou que houve aumento nas coberturas vacinais de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil no país. A Abrasco, junto com outras instituições, foi reconhecida por seu papel na promoção e apoio às iniciativas de vacinação e recebe a medalha na categoria Ouro. Mario Moreira, presidente da Fiocruz e o abrasquiano José Cassio de Moraes também receberam a medalha.

A cerimônia de entrega acontecerá no dia 11 de setembro, às 16h30, em Brasília e contará com a presença do presidente Lula. Acompanhe ao vivo:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo