A Abrasco se reuniu com o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério em Saúde, Jarbas Barbosa, para tratar de um dos mais importantes encontros na área de saúde a ser realizado este ano no Brasil, o World Health Summit – Regional Meeting Latin America. No encontro, realizado em Brasília na tarde do dia 11 de fevereiro, foi realçada a importância da participação da Abrasco como entidade convidada para contribuir na organização de alguns simpósios do evento.
Já estão confirmadas as participações de Carlos Morel, Mirta Roses, Eliseu Waldman, Sylvain Aldighieri, José Fernado Perez, Luis Eugenio Souza , Manfredo Cozzi, Aquilas Mendes, Nila Heredia, Eli Iola Gurgel, Ana Luiza D’Ávila Vianna, Alexandro Saco, Nilson do Rosário, Nelson Gouveia, Maurício Lima Barreto, Pedro Luiz Tauli, além de Tomas Teuscher e Marthelise Eersel.
Além do presidente da Abrasco Luis Eugenio Souza, estiveram presentes o secretário executivo Carlos Silva e o conselheiro da Associação, Eronildo Felisberto. O World Health Summit Regional Meeting – Latin America, acontecerá de 6 a 8 de abril em São Paulo e os resumos selecionados serão publicados no site da revista The Lancet e distribuídos no evento. A conferência anual é promovida pela M8 Alliance of Academic Health Centers, Universities and National Academies, organizada pela Charité – Universitätsmedizin de Berlim em colaboração com Academias Nacionais de Ciências de mais de 67 países.
É a segunda vez que a conferência ocorre fora de Berlim e a primeira na América Latina. O objetivo é buscar e discutir soluções para questões como redução da mortalidade infantil e materna, redução da carga de doenças infecciosas e parasitárias e redução de fatores de risco como tabagismo e condições sanitárias precárias. Os temas de interesse refletem desafios relevantes para as sociedades atuais: expectativa de vida; saúde urbana ou em metrópoles; aumento da capacidade de incorporação de tecnologias; gestão de sistemas de saúde para garantia de cobertura universal; e educação em saúde.
A divulgação dos resumos selecionados está prevista para fevereiro.
Confira mais informações na página do World Health Summit.