Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasquiano Jarbas Barbosa recebe título de Doutor Honoris Causa da Fiocruz

Reinaldo Azevedo (vice-presidente da Abrasco), Jarbas Barbosa (diretor-geral da Opas) e Thiago Barreto (secretário executivo da Abrasco)

A manhã da sexta-feira (8) foi marcada pela cerimônia que concedeu ao abrasquiano Jarbas Barbosa, Diretor Geral da Opas, o título de Doutor Honoris Causa da Fiocruz. A cerimônia aconteceu na Tenda da Ciência, no Campus da Fiocruz e contou com a participação de representantes de diversas organizações de saúde. O Secretário Executivo da Abrasco, Thiago Barreto, e Reinaldo Azevedo, vice-presidente, participaram da solenidade representando a instituição. 

Em seu discurso, Jarbas reforçou a importância da construção de sistemas de saúde mais resilientes e mais preparados para futuras emergências sanitárias. “A pandemia nos mostrou que precisamos de sistemas de saúde com a atenção primária forte, que seja renovada e fortalecida. As mudanças no perfil epidemiológico nos obrigam, hoje, a pensar uma atenção primária que não seja apenas a primeira linha de cuidado, mas que integre a promoção da saúde, a vigilância, a prevenção e que dê conta dos vários e complexos temas que trabalhamos hoje na saúde.”, afirma. 

Desde setembro de 2022, Jarbas Barbosa é Diretor Geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Jarbas é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI); gerente da OPAS na área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças; secretário de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, ambos no Ministério da Saúde; e diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo