NOTÍCIAS 

Abrasquiano Naomar de Almeida Filho vence o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

O abrasquiano, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisador Naomar de Almeida Filho venceu o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 com o livro Epidemiologia Pós-Pandemia: de ciência tímida a ciência emergente, editado pela Editora Fiocruz. A obra, com uma abordagem crítica, propõe uma nova leitura da epidemiologia à luz da pandemia de Covid-19.

A publicação assinada pelo epidemiologista foi a vencedora na categoria “Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social”. O prêmio, criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é uma distinção anual que incentiva e valoriza a excelência na produção acadêmica, técnica e profissional nacional.

Organizado em 23 capítulos, o livro foi publicado originalmente em espanhol pela EDUNLa Cooperativa (Universidade Nacional de Lanús, Argentina). A obra foi traduzida, ampliada e revisada pelo autor, considerando o público brasileiro. Naomar de Almeida Filho repensa os limites da epidemiologia e indica que a ciência deve ir além da análise de números para considerar as complexas interações sociais e históricas que moldam a saúde.

O autor estruturou a obra de forma a ampliar o conhecimento público sobre a Epidemiologia, área da Saúde Coletiva que ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19. “Espero com essa obra poder contribuir para maior conhecimento público sobre a Epidemiologia. Por isso a escrevi num estilo de prosa, rigoroso porém acessível, contando minha própria história como pesquisador nesse campo, especialmente focado na epidemiologia em saúde mental e com muito interesse nos aspectos metodológicos das ciências da vida e da saúde”, explicou.

O pesquisador também tem expectativa de que a obra contribua com o amadurecimento e fortalecimento da campo brasileiro da Saúde Coletiva. “Também espero que o livro possa contribuir para confirmar a maturidade do campo maior da Saúde Coletiva, que tem a Epidemiologia como um dos seus eixos no Brasil”, afirmou.

O livro Epidemiologia Pós-Pandemia: de ciência tímida a ciência emergente está disponível para compra no site da Abrasco Livros.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo