Pesquisar
Close this search box.

 POSICIONAMENTO ABRASCO 

Aedes aegypti – as estratégias tradicionais fracassaram

Vilma Reis

A Organização Mundial da Saúde cobrou transparência dos governos na divulgação dos casos de infecção pelo zika . A OMS alertou que o vírus vai se espalhar pelo continente americano. Em entrevista ao âncora Eduardo Barão da Band News, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner de Sousa Campos, afirmou que o combate ao mosquito transmissor da doença deve ser feito de forma integrada pelos governos municipais, estaduais e federal.

“Há medidas para além das medidas individuais, precisamos alterar a forma e a caracterização de nossas cidades, não podemos fazer unicamente um apelo apenas às nossas famílias, o governo precisa disponibilizar recursos e estratégias de forma articulada (…) as estratégias tradicionais fracassaram, o governo preciso gastar bilhões de reais neste combate, criar comandos unificados para destruir os criadouros do mosquito. Isso exige uma ação muito além do que está sendo feito, passa por uma estrategia de reforma urbana, de coleta de lixo, de saneamento”, alerta Gastão.

Assista ao vídeo abaixo ou no site da Band News:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo