Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Ágora Abrasco debate impactos das emergências climáticas na saúde global

Diante dos impactos das mudanças climáticas, que em 2024 resultaram em graves enchentes no Rio Grande do Sul e em uma seca prolongada em diversos estados, além de mais de 180 mil focos de incêndios florestais no Brasil, especialistas em saúde coletiva e políticas ambientais se reunirão em uma Ágora Abrasco para discutir os desafios que os eventos climáticos extremos impõem à saúde e ao meio ambiente.

O encontro “Emergências Climáticas como Emergências em Saúde Pública – Desafios Globais e Nacionais“, acontece no dia 3 de outubro, a partir das 14 horas na TV Abrasco. Esta edição contará com abertura de Rômulo Paes, presidente da Associação e pesquisador da Fiocruz Minas, exposições de Carlos Machado (ENSP/Abrasco), Renata Libonati (UFRJ) e Paulo Artaxo (USP ) e mediação de Nelson Gouveia (USP e GTSA da Abrasco), que irão debater a importância de se tratar os temas relacionados às emergências climáticas como indissociáveis das emergências em saúde pública.

Em nota pública recente, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) já expressou sua preocupação com a intensificação desses eventos climáticos, alertando para a necessidade de ações coordenadas de adaptação e mitigação que protejam a saúde da população e o ambiente.

A transmissão do evento será ao vivo pelo canal da TV Abrasco, canal oficinal da instituição no YouTube.


Emergências Climáticas como Emergências em Saúde Pública – Desafios Globais e Nacionais
3 de outubro – 14h – TV Abrasco

Abertura:
Rômulo Paes de Sousa (Fiocruz Minas e Abrasco)

Mediador:
Nelson Gouveia (USP / GTSA)

Convidados:
Carlos Machado (ENSP/Abrasco)
Renata Libonati (UFRJ)
Paulo Artaxo (USP )

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo