Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Ágora Abrasco vai debater uma agenda permanente para a deficiência

Letícia Maçulo

Na próxima terça-feira (20) acontece a última edição deste ano da Ágora Abrasco. O evento acontece em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado mundialmente em 3 de Dezembro. A proposta da mesa é discutir os principais temas em disputa na agenda política dos últimos quatro anos, com a intenção de avaliar os avanços e retrocessos no cenário nacional e propor alternativas alinhadas aos movimentos de pessoas com deficiência do país. O evento contará com tradução simultânea em LIBRAS e legendagem.

Diante de uma conjuntura de perda de direitos e profundos impactos na vida das pessoas com deficiência, o GT Deficiência e Acessibilidade/Abrasco propõe um debate capaz de retomar as principais tensões do passado recente e contribuir com o redirecionamento político e técnico de uma agenda plural, acessível e inclusiva para todo o país.

A mesa será composta por pessoas com e sem deficiência de diferentes territórios, para debater os temas temas como: pessoa com deficiência, modelos e instrumentos de avaliação; participação e controle social; política e modelos de educação; rede de cuidados à pessoa com Deficiência e universalização do SUS, e mais!

Assista na TV Abrasco:


Uma agenda permanente para a Deficiência: avanços e retrocessos
20 de dezembro – 16h


Convidados:

Raul de Paiva Santos – Mestre e Doutorando em Saúde Pública, Conselheiro no CONADE pela ABRASCO.

Indyara Morais, Bacharel, Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UNB.

Mariana Rosa – Jornalista, Educadora e mestranda em Educação, fundadora do Instituto Caue e membro do Coletivo Helen Keller

Ana Carolina Basso Schmitt – Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Pública, Docente do Curso de Fisioterapia da USP, integrante do projeto REDECIN BRASIL.

Miguel Abud Marcelino – Médico, Perito Médico Previdenciário Aposentado, Professor na Faculdade de Medicina de Petrópolis e Pesquisador do NIPPIS

Coordenador:

Erico Gurgel Amorim – Médico, Doutor em Saúde Coletiva e Professor na Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, UFRN

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo