Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

“Saúde é a capacidade de luta de tudo que nos oprime” ressalta Ágora Paulo Freire

“O que nos coloca a situação limite que vivemos, de fome, pobreza e desigualdade? É um problema histórico, político, colonial. A perspectiva [que devemos perseguir] é uma visão de que a saúde é a capacidade de luta sobre tudo que nos oprime”, sintetizou Jorge Machado (Fiocruz BSB) no debate “Formação, pesquisa e construção de conhecimentos em Saúde Coletiva”, terceira e última Ágora Paulo Freire em celebração ao centenário do pensador que revolucionou a Educação e os conhecimentos colocando o povo como seus protagonistas.

A sessão contou ainda com a apresentação do Programa de Extensão em Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB/UFPB), pelos alunos Ingrid Souza, Daiana Paiva e Pedro Brito e as contribuições de Vera Dantas nas vivências da SMS/Fortaleza e demais lugares; de Paulo Santana, na formação com Agentes Comunitários de Saúde no Bairro de Casa Amarela, no Recife (PE), em assentamentos do MST, e na criação do curso de Saúde Coletiva da UFPE/CAV. Na abertura, Ray Lima emocionou a todos com sua performance artística. “Venha para onde os saberes se misturam e enriquecemos a mil por hora”. A coordenação foi de Pedro Cruz e Reni Barsaglini.

Clique e acesse a matéria original, com os três vídeos disponíveis e a descrição do projeto como um todo.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo